TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Monica Menezes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de, Batista, Carmyra Oliveira, Santos, Edilene Simões Costa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165
Resumo: Este artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil.
id SBHMAT_18b226b6cc3255e6dda7ed077b1e3d31
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/165
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História CulturalHistória CulturalCOMPASSODFEducação MatemáticaEste artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165/111Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Monica MenezesCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes deBatista, Carmyra OliveiraSantos, Edilene Simões Costa dos2021-03-30T16:33:16Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/165Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T16:33:16Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
title TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
spellingShingle TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
de Souza, Monica Menezes
História Cultural
COMPASSODF
Educação Matemática
title_short TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
title_full TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
title_fullStr TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
title_full_unstemmed TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
title_sort TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural
author de Souza, Monica Menezes
author_facet de Souza, Monica Menezes
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
Batista, Carmyra Oliveira
Santos, Edilene Simões Costa dos
author_role author
author2 Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
Batista, Carmyra Oliveira
Santos, Edilene Simões Costa dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Monica Menezes
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
Batista, Carmyra Oliveira
Santos, Edilene Simões Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
COMPASSODF
Educação Matemática
topic História Cultural
COMPASSODF
Educação Matemática
description Este artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464181735424