HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eliene Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285
Resumo: Este texto tem como objetivos problematizar aspectos relativos às fontes para a escrita de uma história cultural da educação matemática, bem como apresentar documentos que foram localizados a partir da elaboração, desenvolvimento e finalização de um projeto de pós-doutoramento3. Para tanto, amparamo-nos nas transformações do papel das fontes a partir de uma história das mentalidades, as quais passaram a ser analisadas e não apenas descritas por meio da elaboração de questionamentos do historiador. Sob essa nova ordem, consideramos que foi instaurado um processo de democratização da acessibilidade das fontes localizadas por um determinado historiador que, em número cada vez maior, vem buscando mecanismos/espaços para disponibilizar o seu acesso e a sua disseminação a outros pesquisadores. Assim, foi comungando desse olhar, que construímos esse texto, isto é, com uma listagem de fontes que podem possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir de novas interrogações e interpretações.   CULTURAL HISTORY, SOURCES AND HISTORY OF MATHEMATICAL EDUCATION: notes from a research experience   ABSTRACT This text aims to discuss aspects related to the sources for the writing of a cultural history of mathematical education, as well as to present documents that were located from the elaboration, development and finalization of a postdoctoral project. To this end, we rely on the transformations of the role of sources from a history of mentalities, which began to be analyzed and not only described through the elaboration of questions of the historian. In this new order, we consider that a process of democratization of the accessibility of the sources located by a certain historian has been set up, which, in increasing numbers, has been searching for mechanisms / spaces to make their access and dissemination available to other researchers. Thus, it was by sharing this look that we constructed this text, that is, with a list of sources that can enable the development of new research based on new questions and interpretations.
id SBHMAT_73adfadcce30107dcc46442546721bc5
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/285
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisaHistória CulturalFontesHistória da Educação MatemáticaPesquisa de Pós-doutoramento Este texto tem como objetivos problematizar aspectos relativos às fontes para a escrita de uma história cultural da educação matemática, bem como apresentar documentos que foram localizados a partir da elaboração, desenvolvimento e finalização de um projeto de pós-doutoramento3. Para tanto, amparamo-nos nas transformações do papel das fontes a partir de uma história das mentalidades, as quais passaram a ser analisadas e não apenas descritas por meio da elaboração de questionamentos do historiador. Sob essa nova ordem, consideramos que foi instaurado um processo de democratização da acessibilidade das fontes localizadas por um determinado historiador que, em número cada vez maior, vem buscando mecanismos/espaços para disponibilizar o seu acesso e a sua disseminação a outros pesquisadores. Assim, foi comungando desse olhar, que construímos esse texto, isto é, com uma listagem de fontes que podem possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir de novas interrogações e interpretações.   CULTURAL HISTORY, SOURCES AND HISTORY OF MATHEMATICAL EDUCATION: notes from a research experience   ABSTRACT This text aims to discuss aspects related to the sources for the writing of a cultural history of mathematical education, as well as to present documents that were located from the elaboration, development and finalization of a postdoctoral project. To this end, we rely on the transformations of the role of sources from a history of mentalities, which began to be analyzed and not only described through the elaboration of questions of the historian. In this new order, we consider that a process of democratization of the accessibility of the sources located by a certain historian has been set up, which, in increasing numbers, has been searching for mechanisms / spaces to make their access and dissemination available to other researchers. Thus, it was by sharing this look that we constructed this text, that is, with a list of sources that can enable the development of new research based on new questions and interpretations. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285/222Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Eliene Barbosa2023-12-13T14:21:26Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/285Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:21:26Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
title HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
spellingShingle HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
Lima, Eliene Barbosa
História Cultural
Fontes
História da Educação Matemática
Pesquisa de Pós-doutoramento
title_short HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
title_full HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
title_fullStr HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
title_full_unstemmed HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
title_sort HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa
author Lima, Eliene Barbosa
author_facet Lima, Eliene Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eliene Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
Fontes
História da Educação Matemática
Pesquisa de Pós-doutoramento
topic História Cultural
Fontes
História da Educação Matemática
Pesquisa de Pós-doutoramento
description Este texto tem como objetivos problematizar aspectos relativos às fontes para a escrita de uma história cultural da educação matemática, bem como apresentar documentos que foram localizados a partir da elaboração, desenvolvimento e finalização de um projeto de pós-doutoramento3. Para tanto, amparamo-nos nas transformações do papel das fontes a partir de uma história das mentalidades, as quais passaram a ser analisadas e não apenas descritas por meio da elaboração de questionamentos do historiador. Sob essa nova ordem, consideramos que foi instaurado um processo de democratização da acessibilidade das fontes localizadas por um determinado historiador que, em número cada vez maior, vem buscando mecanismos/espaços para disponibilizar o seu acesso e a sua disseminação a outros pesquisadores. Assim, foi comungando desse olhar, que construímos esse texto, isto é, com uma listagem de fontes que podem possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir de novas interrogações e interpretações.   CULTURAL HISTORY, SOURCES AND HISTORY OF MATHEMATICAL EDUCATION: notes from a research experience   ABSTRACT This text aims to discuss aspects related to the sources for the writing of a cultural history of mathematical education, as well as to present documents that were located from the elaboration, development and finalization of a postdoctoral project. To this end, we rely on the transformations of the role of sources from a history of mentalities, which began to be analyzed and not only described through the elaboration of questions of the historian. In this new order, we consider that a process of democratization of the accessibility of the sources located by a certain historian has been set up, which, in increasing numbers, has been searching for mechanisms / spaces to make their access and dissemination available to other researchers. Thus, it was by sharing this look that we constructed this text, that is, with a list of sources that can enable the development of new research based on new questions and interpretations.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285/222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462813343744