REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46
Resumo: Este artigo tem como foco central  a análise da obra Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, cujo primeiro volume foi publicado em 1919, pela editora Melhoramentos, em São Paulo. É objetivo do presente estudo identificar as representações de aritmética que esse autor inseriu nos livros de aritmética que redigiu para o ensino primário. Contempla dados biográficos do autor bem como apresenta um panorama sobre a cultura escolar no seminário de formação de professores em Bensheim, estado de Hessen (Alemanha), no início do século XX. A metodologia de pesquisa documental contempla os livros didáticos por ele escritos sobre a aritmética, em três volumes; Caderno Auxiliar do Arithmetica Elementar vol. I; os documentos originais do Arquivo de Blumenau, que auxiliaram a constituir notas biográficas do autor; artigos de pesquisadores brasileiros que já investigaram sobre esse autor e a obra de Fleck sobre a História dos Seminários de Formação de Professores em Darmstadt. A escolha do livro didático de Büchler, constante do acervo do Repositório da UFSC, representa exemplarmente uma transposição da pedagogia alemã para o Brasil, com ênfase no método intuitivo de Pestalozzi.  Büchler é um dos agentes culturais, que faz uma transferência de saberes matemáticos elementares da Alemanha para o Brasil, no início do século XX.
id SBHMAT_194f64d478c2682fc67e224e47545954
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/46
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLERGeorg August BüchlerLivro didáticoAritméticaEste artigo tem como foco central  a análise da obra Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, cujo primeiro volume foi publicado em 1919, pela editora Melhoramentos, em São Paulo. É objetivo do presente estudo identificar as representações de aritmética que esse autor inseriu nos livros de aritmética que redigiu para o ensino primário. Contempla dados biográficos do autor bem como apresenta um panorama sobre a cultura escolar no seminário de formação de professores em Bensheim, estado de Hessen (Alemanha), no início do século XX. A metodologia de pesquisa documental contempla os livros didáticos por ele escritos sobre a aritmética, em três volumes; Caderno Auxiliar do Arithmetica Elementar vol. I; os documentos originais do Arquivo de Blumenau, que auxiliaram a constituir notas biográficas do autor; artigos de pesquisadores brasileiros que já investigaram sobre esse autor e a obra de Fleck sobre a História dos Seminários de Formação de Professores em Darmstadt. A escolha do livro didático de Büchler, constante do acervo do Repositório da UFSC, representa exemplarmente uma transposição da pedagogia alemã para o Brasil, com ênfase no método intuitivo de Pestalozzi.  Büchler é um dos agentes culturais, que faz uma transferência de saberes matemáticos elementares da Alemanha para o Brasil, no início do século XX.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46/35Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDynnikov, Circe Mary Silva da Silva2021-04-06T18:49:01Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/46Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T18:49:01Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
title REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
Georg August Büchler
Livro didático
Aritmética
title_short REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
title_full REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
title_sort REPRESENTAÇÕES DE ARITMETICA NO LIVRO DE GEORG BÜCHLER
author Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
author_facet Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Georg August Büchler
Livro didático
Aritmética
topic Georg August Büchler
Livro didático
Aritmética
description Este artigo tem como foco central  a análise da obra Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, cujo primeiro volume foi publicado em 1919, pela editora Melhoramentos, em São Paulo. É objetivo do presente estudo identificar as representações de aritmética que esse autor inseriu nos livros de aritmética que redigiu para o ensino primário. Contempla dados biográficos do autor bem como apresenta um panorama sobre a cultura escolar no seminário de formação de professores em Bensheim, estado de Hessen (Alemanha), no início do século XX. A metodologia de pesquisa documental contempla os livros didáticos por ele escritos sobre a aritmética, em três volumes; Caderno Auxiliar do Arithmetica Elementar vol. I; os documentos originais do Arquivo de Blumenau, que auxiliaram a constituir notas biográficas do autor; artigos de pesquisadores brasileiros que já investigaram sobre esse autor e a obra de Fleck sobre a História dos Seminários de Formação de Professores em Darmstadt. A escolha do livro didático de Büchler, constante do acervo do Repositório da UFSC, representa exemplarmente uma transposição da pedagogia alemã para o Brasil, com ênfase no método intuitivo de Pestalozzi.  Büchler é um dos agentes culturais, que faz uma transferência de saberes matemáticos elementares da Alemanha para o Brasil, no início do século XX.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/46/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1816702033246289920