OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249
Resumo: O estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética.
id SBHMAT_2338ebf5084ecd32e5129c82f8bad57a
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/249
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)ProblemasEnsino de AritméticaFormação de professoresMatemática para ensinarO estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249/190Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertini, Luciane de Fatima2023-12-13T14:42:58Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/249Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:42:58Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
title OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
spellingShingle OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
Bertini, Luciane de Fatima
Problemas
Ensino de Aritmética
Formação de professores
Matemática para ensinar
title_short OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
title_full OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
title_fullStr OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
title_full_unstemmed OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
title_sort OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas
Ensino de Aritmética
Formação de professores
Matemática para ensinar
topic Problemas
Ensino de Aritmética
Formação de professores
Matemática para ensinar
description O estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462768254976