OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249 |
Resumo: | O estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética. |
id |
SBHMAT_2338ebf5084ecd32e5129c82f8bad57a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/249 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)ProblemasEnsino de AritméticaFormação de professoresMatemática para ensinarO estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249/190Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertini, Luciane de Fatima2023-12-13T14:42:58Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/249Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:42:58Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
title |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
spellingShingle |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) Bertini, Luciane de Fatima Problemas Ensino de Aritmética Formação de professores Matemática para ensinar |
title_short |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
title_full |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
title_fullStr |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
title_full_unstemmed |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
title_sort |
OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930) |
author |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_facet |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas Ensino de Aritmética Formação de professores Matemática para ensinar |
topic |
Problemas Ensino de Aritmética Formação de professores Matemática para ensinar |
description |
O estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462768254976 |