REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159 |
Resumo: | O artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram. |
id |
SBHMAT_257b7524d35297cec3bedf70536123fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/159 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisaHistória da EducaçãoEducação MatemáticaMatemática modernaO artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/116http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/289Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBúrigo, Elisabete Zardo2021-03-30T16:05:47Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/159Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T16:05:47Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
title |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
spellingShingle |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa Búrigo, Elisabete Zardo História da Educação Educação Matemática Matemática moderna |
title_short |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
title_full |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
title_fullStr |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
title_full_unstemmed |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
title_sort |
REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa |
author |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author_facet |
Búrigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Búrigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Educação Matemática Matemática moderna |
topic |
História da Educação Educação Matemática Matemática moderna |
description |
O artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/116 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464172298240 |