REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159
Resumo: O artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram.      
id SBHMAT_257b7524d35297cec3bedf70536123fb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/159
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisaHistória da EducaçãoEducação MatemáticaMatemática modernaO artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram.      Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/116http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/289Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBúrigo, Elisabete Zardo2021-03-30T16:05:47Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/159Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T16:05:47Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
title REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
spellingShingle REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
Búrigo, Elisabete Zardo
História da Educação
Educação Matemática
Matemática moderna
title_short REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
title_full REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
title_fullStr REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
title_full_unstemmed REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
title_sort REVISITAÇÕES DO PASSADO: contribuições da História Cultural à crítica da pesquisa
author Búrigo, Elisabete Zardo
author_facet Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Educação Matemática
Matemática moderna
topic História da Educação
Educação Matemática
Matemática moderna
description O artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram.      
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/116
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/159/289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464172298240