OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcos Denilson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314
Resumo: Este texto analisa os saberes da formação de professores que ensinam Matemática. Em específico, do saber Desenho presente na formação de professores(as) normalistas do estado do Maranhão. Neste sentido, a análise apoia-se no ferramental teórico-metodológico da história cultural e mobiliza conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra, sobre saberes a ensinar e saberes para ensinar, bem como agrega apropriações desse ferramental por historiadores da educação matemática no Brasil. Com isso, buscou-se responder a seguinte questão: Que finalidades de ensino são emanadas da escolha de saberes a ensinar Desenho para os(as) alunos(as) da Escola Normal do Maranhão, durante a primeira década do século XX? Os resultados apontam que a seleção de saberes a ensinar para essa instituição serviu para desenvolver habilidade intuitiva na avaliação de grandezas e distâncias, técnico-gráfica na elaboração de desenhos ornamentais e de arte aplicada e, prática para o uso cotidiano. Ademais, a organização desses saberes seguia a lógica de transmissão de saberes baseada no método de ensino intuitivo.
id SBHMAT_2b369320d9e39c109560e3ca9e385734
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/314
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934Ensino de DesenhoEscola Normal do MaranhãoSaberes profissionaisHistória da educação matemáticaEste texto analisa os saberes da formação de professores que ensinam Matemática. Em específico, do saber Desenho presente na formação de professores(as) normalistas do estado do Maranhão. Neste sentido, a análise apoia-se no ferramental teórico-metodológico da história cultural e mobiliza conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra, sobre saberes a ensinar e saberes para ensinar, bem como agrega apropriações desse ferramental por historiadores da educação matemática no Brasil. Com isso, buscou-se responder a seguinte questão: Que finalidades de ensino são emanadas da escolha de saberes a ensinar Desenho para os(as) alunos(as) da Escola Normal do Maranhão, durante a primeira década do século XX? Os resultados apontam que a seleção de saberes a ensinar para essa instituição serviu para desenvolver habilidade intuitiva na avaliação de grandezas e distâncias, técnico-gráfica na elaboração de desenhos ornamentais e de arte aplicada e, prática para o uso cotidiano. Ademais, a organização desses saberes seguia a lógica de transmissão de saberes baseada no método de ensino intuitivo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314/263Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Marcos Denilson2023-12-13T13:39:58Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/314Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:39:58Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
spellingShingle OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
Guimarães, Marcos Denilson
Ensino de Desenho
Escola Normal do Maranhão
Saberes profissionais
História da educação matemática
title_short OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_full OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_fullStr OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_full_unstemmed OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_sort OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
author Guimarães, Marcos Denilson
author_facet Guimarães, Marcos Denilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Desenho
Escola Normal do Maranhão
Saberes profissionais
História da educação matemática
topic Ensino de Desenho
Escola Normal do Maranhão
Saberes profissionais
História da educação matemática
description Este texto analisa os saberes da formação de professores que ensinam Matemática. Em específico, do saber Desenho presente na formação de professores(as) normalistas do estado do Maranhão. Neste sentido, a análise apoia-se no ferramental teórico-metodológico da história cultural e mobiliza conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra, sobre saberes a ensinar e saberes para ensinar, bem como agrega apropriações desse ferramental por historiadores da educação matemática no Brasil. Com isso, buscou-se responder a seguinte questão: Que finalidades de ensino são emanadas da escolha de saberes a ensinar Desenho para os(as) alunos(as) da Escola Normal do Maranhão, durante a primeira década do século XX? Os resultados apontam que a seleção de saberes a ensinar para essa instituição serviu para desenvolver habilidade intuitiva na avaliação de grandezas e distâncias, técnico-gráfica na elaboração de desenhos ornamentais e de arte aplicada e, prática para o uso cotidiano. Ademais, a organização desses saberes seguia a lógica de transmissão de saberes baseada no método de ensino intuitivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314/263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462910861312