Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Gabriel Luís da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032
Resumo: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720
id UFSC_189cb02701681e287f01751f02057caf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218032
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIXDesenhoSaberes profissionaisMissão PedagógicaCirculação InternacionalDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720Nesta pesquisa busca-se analisar as sistematizações relacionadas ao ensino de Desenho colocadas em circulação para a formação de professores, no final do século XIX, no Rio de Janeiro, pela Comissão de 1891, primeira delegação oficial republicana, composta por professores nomeados para missão de estudos pedagógicos na Europa. Utiliza-se como fonte histórica para a investigação a Revista Pedagógica e os relatórios oficiais produzidos e entregues pelos docentes ao Estado, seguindo as seguintes etapas de investigação: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos conhecimentos, análise da sistematização e utilização dos conhecimentos como saberes. A análise das fontes mostrou que a comissão colocou em circulação um novo Desenho para ensinar na escola primária fluminense, característico dos tempos intuitivos, e em contramão da proposta anterior. Para os novos tempos, recomendou-se novos saberes profissionais, distanciando-se da utilização de instrumentos e aproximando-se do d`après nature, deixando os tradicionais régua e compasso para o final dos estudos.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:41:58Z2020-12-04T02:41:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCONCEIÇÃO, Gabriel Luís. Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 40-58, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032Conceição, Gabriel Luís daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:41:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218032Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:41:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
title Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
spellingShingle Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
Conceição, Gabriel Luís da
Desenho
Saberes profissionais
Missão Pedagógica
Circulação Internacional
title_short Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
title_full Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
title_fullStr Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
title_full_unstemmed Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
title_sort Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
author Conceição, Gabriel Luís da
author_facet Conceição, Gabriel Luís da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Gabriel Luís da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Saberes profissionais
Missão Pedagógica
Circulação Internacional
topic Desenho
Saberes profissionais
Missão Pedagógica
Circulação Internacional
description Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T02:41:58Z
2020-12-04T02:41:58Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Gabriel Luís. Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 40-58, 2020.
2358-4750
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Gabriel Luís. Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 40-58, 2020.
2358-4750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652007702003712