Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032 |
Resumo: | Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720 |
id |
UFSC_189cb02701681e287f01751f02057caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218032 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIXDesenhoSaberes profissionaisMissão PedagógicaCirculação InternacionalDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720Nesta pesquisa busca-se analisar as sistematizações relacionadas ao ensino de Desenho colocadas em circulação para a formação de professores, no final do século XIX, no Rio de Janeiro, pela Comissão de 1891, primeira delegação oficial republicana, composta por professores nomeados para missão de estudos pedagógicos na Europa. Utiliza-se como fonte histórica para a investigação a Revista Pedagógica e os relatórios oficiais produzidos e entregues pelos docentes ao Estado, seguindo as seguintes etapas de investigação: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos conhecimentos, análise da sistematização e utilização dos conhecimentos como saberes. A análise das fontes mostrou que a comissão colocou em circulação um novo Desenho para ensinar na escola primária fluminense, característico dos tempos intuitivos, e em contramão da proposta anterior. Para os novos tempos, recomendou-se novos saberes profissionais, distanciando-se da utilização de instrumentos e aproximando-se do d`après nature, deixando os tradicionais régua e compasso para o final dos estudos.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:41:58Z2020-12-04T02:41:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCONCEIÇÃO, Gabriel Luís. Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 40-58, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032Conceição, Gabriel Luís daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:41:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218032Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:41:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
title |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
spellingShingle |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX Conceição, Gabriel Luís da Desenho Saberes profissionais Missão Pedagógica Circulação Internacional |
title_short |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
title_full |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
title_fullStr |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
title_full_unstemmed |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
title_sort |
Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX |
author |
Conceição, Gabriel Luís da |
author_facet |
Conceição, Gabriel Luís da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Gabriel Luís da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Saberes profissionais Missão Pedagógica Circulação Internacional |
topic |
Desenho Saberes profissionais Missão Pedagógica Circulação Internacional |
description |
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/720 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04T02:41:58Z 2020-12-04T02:41:58Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Gabriel Luís. Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 40-58, 2020. 2358-4750 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032 |
identifier_str_mv |
CONCEIÇÃO, Gabriel Luís. Da régua e compasso ao "dàprès nature": um novo desenho para ensinar, final do século XIX. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 40-58, 2020. 2358-4750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652007702003712 |