ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197 |
Resumo: | Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor. |
id |
SBHMAT_33b585ac1084b98eeaee6825a6ce9973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/197 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridosLivros didáticosMetodologiaPráticas de leituraOs livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDassie, Bruno Alves2023-12-13T15:07:46Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/197Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:46Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
title |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
spellingShingle |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos Dassie, Bruno Alves Livros didáticos Metodologia Práticas de leitura |
title_short |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
title_full |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
title_fullStr |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
title_full_unstemmed |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
title_sort |
ANALISAR LIVROS DIDÁTICOS: trajetos e caminhos percorridos |
author |
Dassie, Bruno Alves |
author_facet |
Dassie, Bruno Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dassie, Bruno Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Metodologia Práticas de leitura |
topic |
Livros didáticos Metodologia Práticas de leitura |
description |
Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462364553216 |