Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595 |
Resumo: | http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146 |
id |
UFF-2_e7ff380c00ee15ef1fbd6b7b3cb58ef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6595 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridosLivros didáticosMetodologiaPráticas de leiturahttp://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor.SimTextbooks were used in research on the History of Mathematics Education, at least in the last decades. It is observed that they have been both a research project and as subject of analyzes elaborated considering different perspectives and assumptions. Analyzing textbooks has therefore also been a practice I have undertaken. In this text, I intend presentations and paths, trying to show the analytical movements, as choices and the abandonments that I have made. We are particularly interested in showing the first courses being taken and how elaborate interpretations – that take the textbook as an object of research – on a reading by the teacher of this material. We begin with a brief introduction and follow with a presentation of some theoretical-methodological choices. We conclude with a synthesis of two researches carried out in a research project and analysis of textbooks and their relationship with he teacher.Niterói2018-06-05T18:16:06Z2018-06-05T18:16:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595ProfessorREVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDassie, Bruno Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:51Zoai:app.uff.br:1/6595Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-08T22:46:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
title |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
spellingShingle |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos Dassie, Bruno Alves Livros didáticos Metodologia Práticas de leitura |
title_short |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
title_full |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
title_fullStr |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
title_full_unstemmed |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
title_sort |
Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos |
author |
Dassie, Bruno Alves |
author_facet |
Dassie, Bruno Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dassie, Bruno Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Metodologia Práticas de leitura |
topic |
Livros didáticos Metodologia Práticas de leitura |
description |
http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-05T18:16:06Z 2018-06-05T18:16:06Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595 Professor |
identifier_str_mv |
DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018. Professor |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044622629797888 |