Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dassie, Bruno Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595
Resumo: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146
id UFF-2_e7ff380c00ee15ef1fbd6b7b3cb58ef3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6595
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridosLivros didáticosMetodologiaPráticas de leiturahttp://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146Os livros didáticos têm sido utilizados nas pesquisas em História da Educação Matemática, ao menos, nas últimas duas décadas. Observa-se que esses impressos têm sido considerados tanto como fonte quanto como objeto de pesquisa e que as análises elaboradas consideram diferentes pressupostos. Analisar livros didáticos tem sido, portanto, também uma prática por mim realizada. Neste texto, pretendo apresentar alguns trajetos e caminhos percorridos, tentando mostrar os movimentos analíticos, as escolhas e os abandonos que tenho feito. Nos interessa, em particular, mostrar os primeiros percursos que estão sendo trilhados e as interpretações elaboradas – que tomam o livro didático como objeto de pesquisas – sobre a leitura por parte do professor deste material. Iniciamos com uma breve introdução e seguimos com a apresentação de algumas escolhas teórico-metodológicas. Finalizamos com uma síntese de duas pesquisas realizadas associadas a um projeto de pesquisa a análise de livros didáticos e suas relações com o professor.SimTextbooks were used in research on the History of Mathematics Education, at least in the last decades. It is observed that they have been both a research project and as subject of analyzes elaborated considering different perspectives and assumptions. Analyzing textbooks has therefore also been a practice I have undertaken. In this text, I intend presentations and paths, trying to show the analytical movements, as choices and the abandonments that I have made. We are particularly interested in showing the first courses being taken and how elaborate interpretations – that take the textbook as an object of research – on a reading by the teacher of this material. We begin with a brief introduction and follow with a presentation of some theoretical-methodological choices. We conclude with a synthesis of two researches carried out in a research project and analysis of textbooks and their relationship with he teacher.Niterói2018-06-05T18:16:06Z2018-06-05T18:16:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595ProfessorREVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDassie, Bruno Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:51Zoai:app.uff.br:1/6595Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-08T22:46:51Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
title Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
spellingShingle Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
Dassie, Bruno Alves
Livros didáticos
Metodologia
Práticas de leitura
title_short Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
title_full Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
title_fullStr Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
title_full_unstemmed Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
title_sort Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos
author Dassie, Bruno Alves
author_facet Dassie, Bruno Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Metodologia
Práticas de leitura
topic Livros didáticos
Metodologia
Práticas de leitura
description http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/197/146
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05T18:16:06Z
2018-06-05T18:16:06Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595
Professor
identifier_str_mv DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044622629797888