SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Circe Mary Silva da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213
Resumo: Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos.
id SBHMAT_33c30221d0a623758b7ead428ff625ef
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/213
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito SantoEnsino PrimárioProvas de MatemáticaEducação Matemática no Espírito Santo (Brasil) Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213/160Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Circe Mary Silva da2021-03-24T18:42:47Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/213Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T18:42:47Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
title SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
spellingShingle SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
Silva, Circe Mary Silva da
Ensino Primário
Provas de Matemática
Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil)
title_short SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
title_full SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
title_fullStr SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
title_full_unstemmed SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
title_sort SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
author Silva, Circe Mary Silva da
author_facet Silva, Circe Mary Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Circe Mary Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Primário
Provas de Matemática
Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil)
topic Ensino Primário
Provas de Matemática
Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil)
description Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464231018496