SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213 |
Resumo: | Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos. |
id |
SBHMAT_33c30221d0a623758b7ead428ff625ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/213 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito SantoEnsino PrimárioProvas de MatemáticaEducação Matemática no Espírito Santo (Brasil) Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213/160Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Circe Mary Silva da2021-03-24T18:42:47Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/213Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T18:42:47Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
title |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
spellingShingle |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo Silva, Circe Mary Silva da Ensino Primário Provas de Matemática Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil) |
title_short |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
title_full |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
title_fullStr |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
title_full_unstemmed |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
title_sort |
SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo |
author |
Silva, Circe Mary Silva da |
author_facet |
Silva, Circe Mary Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Circe Mary Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Primário Provas de Matemática Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil) |
topic |
Ensino Primário Provas de Matemática Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil) |
description |
Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464231018496 |