O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cesana, Andressa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185670
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/135/91
id UFSC_f707b8861b3dab8f65f07d68b7698e61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185670
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?Espírito SantoMatemáticaCadernos escolaresDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/135/91No presente texto atemo-nos à análise de um caderno escolar de matemática cuja produção de registros foi feita em 1986, por uma aluna da 1ª série do ensino primário de uma escola pública estadual localizada em Nova Venécia, interior do estado do Espírito Santo. Orientamo-nos pela seguinte questão: que conteúdos de matemática foram desenvolvidos na 1ª série do ensino primário, a partir dos exercícios propostos e considerando o contexto político-educacional da época? Como pressuposto teórico-metodológico, consideramos os estudos (i) desenvolvidos por Julia (2001), sobre cultura escolar; e os (ii) realizados por Mignot; Viñao; Gvirtz; Larrondo (2008), acerca de cadernos escolares, admitidos, aqui, como fonte de pesquisa histórica. A análise empreendida revela que os conteúdos matemáticos desenvolvidos no caderno foram, essencialmente, números naturais e adições com números naturais, sem nenhuma abordagem à geometria. E, ainda, que os exercícios intitulados no caderno como “Problema” não estavam de acordo com as concepções sobre a resolução de problemas empreendida naquele tempo pela revitalização da educação matemática.Revista de História da Educação Matemática2018-04-16T15:02:15Z2018-04-16T15:02:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCESANA, A. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . O Ensino de Matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 105-118, 2017.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185670Siqueira Filho, Moysés GonçalvesCesana, Andressaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T15:11:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185670Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T15:11:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
title O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
spellingShingle O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Espírito Santo
Matemática
Cadernos escolares
title_short O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
title_full O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
title_fullStr O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
title_full_unstemmed O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
title_sort O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
author Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
author_facet Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Cesana, Andressa
author_role author
author2 Cesana, Andressa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Cesana, Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Espírito Santo
Matemática
Cadernos escolares
topic Espírito Santo
Matemática
Cadernos escolares
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/135/91
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-16T15:02:15Z
2018-04-16T15:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CESANA, A. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . O Ensino de Matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 105-118, 2017.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185670
identifier_str_mv CESANA, A. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . O Ensino de Matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 105-118, 2017.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652353273856000