Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juan Carlo da Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32764
Resumo: A presente tese tem por objeto de estudo a disciplina escolar Desenho no âmbito da Educação Profissional. Nosso objetivo foi compreender o papel da disciplina Desenho na formação para o trabalho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal pesquisado tem início com a criação da instituição profissional no estado potiguar, no ano de 1909, pelo Decreto n° 7.566 do Governo Federal, e prolonga-se até a mudança de denominação desta instituição, em 1937, que passa a ser chamada de Liceu Industrial de Natal. O trabalho está inserido no campo da História da Educação, mais especificadamente na interface dos domínios da História das Disciplinas Escolares, da História da Educação Profissional e da História da Educação Matemática. A pesquisa tem como fundamento teórico a perspectiva historiográfica francesa, com as noções da Nova História Cultural segundo Roger Chartier, representações, práticas, circulação de ideias e apropriação, e com as concepções de História das Disciplinas segundo André Chervel. Com relação aos fundamentos metodológicos, abordamos o método histórico clássico segundo Jörn Rüsen. Nossas fontes são bibliográfica e documental, tendo as últimas compostas por conjuntos de ordem legal, administrativa, pedagógica e pública. Defendemos que a disciplina Desenho se constituiu, no âmbito da Educação Profissional, a partir de ideias em circulação no mundo e no Brasil, com a representação que a entendia como base da formação de mão-de-obra para o trabalho e, ao longo de sua história como disciplina escolar, passou por uma alteração desse status. Ao longo do texto chegamos à confirmação dessa tese, pois mediante a apropriação de diferentes ideias em circulação pelos atores da educação profissional brasileira que assumem protagonismo durante o recorte temporal a disciplina Desenho passa por um deslocamento de seu papel inicial de relevância. Assim, o Desenho vai sendo reconfigurado, iniciando sua trajetória enquanto aliado ao método intuitivo na busca pela educação dos sentidos, da mão e do olhar, difundindo o desenho ao natural e à mão livre, passando a ser intrinsecamente ligado à Geometria, tornando-se um Desenho Geométrico com intenção de representar o objeto com precisão e perfeição, e termina como um Desenho Técnico propriamente dito, enfatizando-se na aliança entre a teoria e a prática, desse modo tendo seu status no contexto da Educação Profissional deslocado para divisão do protagonismo com outra disciplina.
id UFRN_8b76e93c63a2879e14e5e5289f3e9419
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32764
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Juan Carlo da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6960508882445940http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Brito, Arlete de Jesushttp://lattes.cnpq.br/9945721468897540Mendes, Iran Abreuhttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Gutierre, Liliane dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8693761992237347Stamatto, Maria Inês Sucupirahttp://lattes.cnpq.br/7289548301555477Assis, Márcia Maria Alves deMedeiros Neta, Olivia Morais de2021-06-23T17:17:32Z2021-06-23T17:17:32Z2021-02-26SILVA, Juan Carlo da Cruz. Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937). 2021. 366f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32764A presente tese tem por objeto de estudo a disciplina escolar Desenho no âmbito da Educação Profissional. Nosso objetivo foi compreender o papel da disciplina Desenho na formação para o trabalho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal pesquisado tem início com a criação da instituição profissional no estado potiguar, no ano de 1909, pelo Decreto n° 7.566 do Governo Federal, e prolonga-se até a mudança de denominação desta instituição, em 1937, que passa a ser chamada de Liceu Industrial de Natal. O trabalho está inserido no campo da História da Educação, mais especificadamente na interface dos domínios da História das Disciplinas Escolares, da História da Educação Profissional e da História da Educação Matemática. A pesquisa tem como fundamento teórico a perspectiva historiográfica francesa, com as noções da Nova História Cultural segundo Roger Chartier, representações, práticas, circulação de ideias e apropriação, e com as concepções de História das Disciplinas segundo André Chervel. Com relação aos fundamentos metodológicos, abordamos o método histórico clássico segundo Jörn Rüsen. Nossas fontes são bibliográfica e documental, tendo as últimas compostas por conjuntos de ordem legal, administrativa, pedagógica e pública. Defendemos que a disciplina Desenho se constituiu, no âmbito da Educação Profissional, a partir de ideias em circulação no mundo e no Brasil, com a representação que a entendia como base da formação de mão-de-obra para o trabalho e, ao longo de sua história como disciplina escolar, passou por uma alteração desse status. Ao longo do texto chegamos à confirmação dessa tese, pois mediante a apropriação de diferentes ideias em circulação pelos atores da educação profissional brasileira que assumem protagonismo durante o recorte temporal a disciplina Desenho passa por um deslocamento de seu papel inicial de relevância. Assim, o Desenho vai sendo reconfigurado, iniciando sua trajetória enquanto aliado ao método intuitivo na busca pela educação dos sentidos, da mão e do olhar, difundindo o desenho ao natural e à mão livre, passando a ser intrinsecamente ligado à Geometria, tornando-se um Desenho Geométrico com intenção de representar o objeto com precisão e perfeição, e termina como um Desenho Técnico propriamente dito, enfatizando-se na aliança entre a teoria e a prática, desse modo tendo seu status no contexto da Educação Profissional deslocado para divisão do protagonismo com outra disciplina.This thesis has as object of study the school subject Drawing in the scope of the Professional Education. Our objective was to understand the role of the subject of Drawing in the formation for the work in the School of Artistic Apprentices of Rio Grande do Norte. The time cut researched began with the creation of the professional institution in the state of Potiguar, in 1909, by Decree No. 7,566 of the Federal Government, and continued until the change of name of this institution, in 1937, which is now called the Industrial High School of Natal. The work is inserted in the field of the History of Education, more specifically in the interface of the domains of the History of School Subjects, the History of Professional Education and the History of Mathematics Education. The research is based on the theoretical perspective of French historiography, with notions of the New Cultural History according to Roger Chartier, representations, practices, circulation of ideas and appropriation, and with conceptions of the History of Disciplines according to André Chervel. With regard to the methodological foundations, we approach the classical historical method according to Jörn Rüsen. Our sources are bibliographical and documental, the latter consisting of sets of legal, administrative, pedagogical and public order. We defend that the discipline Desenho was constituted, in the scope of Professional Education, from ideas in circulation in the world and in Brazil, with the representation that understood it as a basis for the formation of labor for work and, throughout its history as a school discipline, went through a change of this status. Throughout the text we have come to the confirmation of this thesis, because through the appropriation of different ideas in circulation by the actors of Brazilian professional education who assume protagonism during the temporal cutout, the discipline Desenho goes through a displacement of its initial role of relevance. Thus, the Drawing is being reconfigured, starting its trajectory as an allied to the intuitive method in the search for education of the senses, of the hand and of the gaze, spreading drawing to the natural and to the free hand, becoming intrinsically linked to Geometry, becoming a Geometric Drawing with the intention of representing the object with precision and perfection, and ending up as a Technical Drawing itself, emphasizing itself in the alliance between theory and practice, thus having its status in the context of Professional Education shifted to the division of protagonism with another discipline.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilDesenhoDisciplinas escolaresEscola de Aprendizes ArtíficesHistória da Educação ProfissionalHistória da Educação MatemáticaEducar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducarmaoolhar_Silva_2021.pdfapplication/pdf8433738https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32764/1/Educarmaoolhar_Silva_2021.pdf267cd5ab66b17ddc941e4fa7415d460bMD51123456789/327642021-06-23 14:18:14.099oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32764Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-23T17:18:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
title Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
spellingShingle Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
Silva, Juan Carlo da Cruz
Desenho
Disciplinas escolares
Escola de Aprendizes Artífices
História da Educação Profissional
História da Educação Matemática
title_short Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
title_full Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
title_fullStr Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
title_full_unstemmed Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
title_sort Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
author Silva, Juan Carlo da Cruz
author_facet Silva, Juan Carlo da Cruz
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6960508882445940
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9945721468897540
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4490674057492872
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juan Carlo da Cruz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
contributor_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Disciplinas escolares
Escola de Aprendizes Artífices
História da Educação Profissional
História da Educação Matemática
topic Desenho
Disciplinas escolares
Escola de Aprendizes Artífices
História da Educação Profissional
História da Educação Matemática
description A presente tese tem por objeto de estudo a disciplina escolar Desenho no âmbito da Educação Profissional. Nosso objetivo foi compreender o papel da disciplina Desenho na formação para o trabalho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal pesquisado tem início com a criação da instituição profissional no estado potiguar, no ano de 1909, pelo Decreto n° 7.566 do Governo Federal, e prolonga-se até a mudança de denominação desta instituição, em 1937, que passa a ser chamada de Liceu Industrial de Natal. O trabalho está inserido no campo da História da Educação, mais especificadamente na interface dos domínios da História das Disciplinas Escolares, da História da Educação Profissional e da História da Educação Matemática. A pesquisa tem como fundamento teórico a perspectiva historiográfica francesa, com as noções da Nova História Cultural segundo Roger Chartier, representações, práticas, circulação de ideias e apropriação, e com as concepções de História das Disciplinas segundo André Chervel. Com relação aos fundamentos metodológicos, abordamos o método histórico clássico segundo Jörn Rüsen. Nossas fontes são bibliográfica e documental, tendo as últimas compostas por conjuntos de ordem legal, administrativa, pedagógica e pública. Defendemos que a disciplina Desenho se constituiu, no âmbito da Educação Profissional, a partir de ideias em circulação no mundo e no Brasil, com a representação que a entendia como base da formação de mão-de-obra para o trabalho e, ao longo de sua história como disciplina escolar, passou por uma alteração desse status. Ao longo do texto chegamos à confirmação dessa tese, pois mediante a apropriação de diferentes ideias em circulação pelos atores da educação profissional brasileira que assumem protagonismo durante o recorte temporal a disciplina Desenho passa por um deslocamento de seu papel inicial de relevância. Assim, o Desenho vai sendo reconfigurado, iniciando sua trajetória enquanto aliado ao método intuitivo na busca pela educação dos sentidos, da mão e do olhar, difundindo o desenho ao natural e à mão livre, passando a ser intrinsecamente ligado à Geometria, tornando-se um Desenho Geométrico com intenção de representar o objeto com precisão e perfeição, e termina como um Desenho Técnico propriamente dito, enfatizando-se na aliança entre a teoria e a prática, desse modo tendo seu status no contexto da Educação Profissional deslocado para divisão do protagonismo com outra disciplina.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-23T17:17:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-23T17:17:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Juan Carlo da Cruz. Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937). 2021. 366f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32764
identifier_str_mv SILVA, Juan Carlo da Cruz. Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937). 2021. 366f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32764/1/Educarmaoolhar_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 267cd5ab66b17ddc941e4fa7415d460b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117672223113216