A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agache, Graciela Texeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dalcin, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269
Resumo: A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.
id SBHMAT_3b2833052838b4f4169d6718819f5ccf
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/269
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICAEscola Teuto-BrasileiraCampanha da NacionalizaçãoHistória da Educação MatemáticaEnsino de Matemática A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269/208Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgache, Graciela TexeiraDalcin, Andréia2021-03-24T16:09:03Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/269Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T16:09:03Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
title A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
spellingShingle A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Agache, Graciela Texeira
Escola Teuto-Brasileira
Campanha da Nacionalização
História da Educação Matemática
Ensino de Matemática
title_short A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_fullStr A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_sort A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
author Agache, Graciela Texeira
author_facet Agache, Graciela Texeira
Dalcin, Andréia
author_role author
author2 Dalcin, Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agache, Graciela Texeira
Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Teuto-Brasileira
Campanha da Nacionalização
História da Educação Matemática
Ensino de Matemática
topic Escola Teuto-Brasileira
Campanha da Nacionalização
História da Educação Matemática
Ensino de Matemática
description A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269/208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464592777216