A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agache, Graciela Elizabeth Texeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dalcin, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216253
Resumo: A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.
id UFRGS-2_24941826bcfda1695075f1c0fde2d9bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216253
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Agache, Graciela Elizabeth TexeiraDalcin, Andréia2020-12-09T04:12:34Z20192447-6447http://hdl.handle.net/10183/216253001119653A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.The Nationalization Campaign was a movement organized by the dictatorial government of Getúlio Vargas that began in 1938 until the end of World War II. This campaign targeted foreign residents of Brazil and their children, especially immigrants and German descendants. The main measure that would affect their lives would be a ban on reading, writing or speaking in a language other than Portuguese. For this reason, many institutions that had been organized by the Teuto-Brazilian communities, including community schools, clubs and churches, had no choice but to adapt to the new norms, or simply to close their doors. In this article we analyze how the College Concordia, of Lutheran confession, adapted to this context. We look for evidence of changes in math education and related practices. We found that the math books used in the school environment, as all the material related to the students' school life, were fully translated into Portuguese, however, some practices such as the memorization of the multiplication table and the concern with the four operations, in the context of applied to trade remained until the late 1940sapplication/pdfporHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2019. Vol. 5, n. 2 (2019), p. 17-40História da educaçãoMatemáticaTeuto-Brazilian SchoolNationalization campaignHistory of Mathematical EducationMathematics teachingA campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119653.pdf.txt001119653.pdf.txtExtracted Texttext/plain51900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216253/2/001119653.pdf.txt66c238f41de04967df0daf3aac7309c7MD52ORIGINAL001119653.pdfTexto completoapplication/pdf10142290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216253/1/001119653.pdf4059c3fb8400954821b1561fc6d6da09MD5110183/2162532021-03-09 04:52:18.278686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216253Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:52:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
title A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
spellingShingle A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
Agache, Graciela Elizabeth Texeira
História da educação
Matemática
Teuto-Brazilian School
Nationalization campaign
History of Mathematical Education
Mathematics teaching
title_short A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
title_full A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
title_fullStr A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
title_full_unstemmed A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
title_sort A campanha da nacionalização no Colégio Concórdia e o ensino de matemática
author Agache, Graciela Elizabeth Texeira
author_facet Agache, Graciela Elizabeth Texeira
Dalcin, Andréia
author_role author
author2 Dalcin, Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agache, Graciela Elizabeth Texeira
Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Matemática
topic História da educação
Matemática
Teuto-Brazilian School
Nationalization campaign
History of Mathematical Education
Mathematics teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teuto-Brazilian School
Nationalization campaign
History of Mathematical Education
Mathematics teaching
description A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-09T04:12:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216253
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-6447
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119653
identifier_str_mv 2447-6447
001119653
url http://hdl.handle.net/10183/216253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2019. Vol. 5, n. 2 (2019), p. 17-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216253/2/001119653.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216253/1/001119653.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66c238f41de04967df0daf3aac7309c7
4059c3fb8400954821b1561fc6d6da09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225003363991552