SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Campos, Ana Maria Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de José Ribeiro Escobar na implementação, criação e divulgação das salas ambiente, que se configuravam como laboratórios de ensino. Para o desenvolvimento deste artigo foi analisado os artigos publicados por José Ribeiro Escobar entre os anos de 1913 e 1934. Com o ideário de renovar a educação pública brasileira, alguns educadores acreditavam na potencialidade das salas ambiente, propagando que o uso dos materiais estimulavam e favoreciam a aprendizagem, proporcionando aos alunos o interesse e autonomia para desenvolver seu conhecimento por meio da experimentação e vivência. Escobar, foi um professor que escreveu sobre esse tema por 20 anos, ele pretendia que as salas ambiente fossem uma realidade de todas as escolas paulistas e brasileiras, e não envidou esforços para isso, divulgando na imprensa; organizando conferências e cursos; criando reuniões com inspetores e diretores escolares; recorrendo a um grande número de repartições públicas e particulares e enderençando ofícios as escolas, professores e delegados de ensino, propagando a importância da construção desse espaço. Os resultados apontam que José Ribeiro Escobar foi um dos precursores na propagação da construção de laboratórios de ensino da Matemática e acreditava que por meio dos instrumentos inseridos nas salas ambiente, a criança teria interesse em aprender e dessa forma aprenderia com significado.
id SBHMAT_3f87934f845e63a72c5936c1bc0263b8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/326
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemáticaEscola AtivaLaboratório de Ensino de MatemáticaFormação de ProfessoresHistória da Educação MatemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de José Ribeiro Escobar na implementação, criação e divulgação das salas ambiente, que se configuravam como laboratórios de ensino. Para o desenvolvimento deste artigo foi analisado os artigos publicados por José Ribeiro Escobar entre os anos de 1913 e 1934. Com o ideário de renovar a educação pública brasileira, alguns educadores acreditavam na potencialidade das salas ambiente, propagando que o uso dos materiais estimulavam e favoreciam a aprendizagem, proporcionando aos alunos o interesse e autonomia para desenvolver seu conhecimento por meio da experimentação e vivência. Escobar, foi um professor que escreveu sobre esse tema por 20 anos, ele pretendia que as salas ambiente fossem uma realidade de todas as escolas paulistas e brasileiras, e não envidou esforços para isso, divulgando na imprensa; organizando conferências e cursos; criando reuniões com inspetores e diretores escolares; recorrendo a um grande número de repartições públicas e particulares e enderençando ofícios as escolas, professores e delegados de ensino, propagando a importância da construção desse espaço. Os resultados apontam que José Ribeiro Escobar foi um dos precursores na propagação da construção de laboratórios de ensino da Matemática e acreditava que por meio dos instrumentos inseridos nas salas ambiente, a criança teria interesse em aprender e dessa forma aprenderia com significado.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/275http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/360http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/363http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/364http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/359Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Campos, Ana Maria Antunes2021-03-23T13:38:18Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/326Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T13:38:18Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
title SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
spellingShingle SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
de Campos, Ana Maria Antunes
Escola Ativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Formação de Professores
História da Educação Matemática
title_short SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
title_full SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
title_fullStr SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
title_full_unstemmed SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
title_sort SALAS AMBIENTE: os laboratórios de ensino da matemática
author de Campos, Ana Maria Antunes
author_facet de Campos, Ana Maria Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Campos, Ana Maria Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Ativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Formação de Professores
História da Educação Matemática
topic Escola Ativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Formação de Professores
História da Educação Matemática
description Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de José Ribeiro Escobar na implementação, criação e divulgação das salas ambiente, que se configuravam como laboratórios de ensino. Para o desenvolvimento deste artigo foi analisado os artigos publicados por José Ribeiro Escobar entre os anos de 1913 e 1934. Com o ideário de renovar a educação pública brasileira, alguns educadores acreditavam na potencialidade das salas ambiente, propagando que o uso dos materiais estimulavam e favoreciam a aprendizagem, proporcionando aos alunos o interesse e autonomia para desenvolver seu conhecimento por meio da experimentação e vivência. Escobar, foi um professor que escreveu sobre esse tema por 20 anos, ele pretendia que as salas ambiente fossem uma realidade de todas as escolas paulistas e brasileiras, e não envidou esforços para isso, divulgando na imprensa; organizando conferências e cursos; criando reuniões com inspetores e diretores escolares; recorrendo a um grande número de repartições públicas e particulares e enderençando ofícios as escolas, professores e delegados de ensino, propagando a importância da construção desse espaço. Os resultados apontam que José Ribeiro Escobar foi um dos precursores na propagação da construção de laboratórios de ensino da Matemática e acreditava que por meio dos instrumentos inseridos nas salas ambiente, a criança teria interesse em aprender e dessa forma aprenderia com significado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/275
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/360
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/363
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/364
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464659886080