Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Maria Antunes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326
id UFSC_7f3bb3407801535d82651d76240a08d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218945
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemáticaEscola AtivaLaboratório de Ensino de MatemáticaFormação de ProfessoresHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de José Ribeiro Escobar na implementação, criação e divulgação das salas ambiente, que se configuravam como laboratórios de ensino. Para o desenvolvimento deste artigo foi analisado os artigos publicados por José Ribeiro Escobar entre os anos de 1913 e 1934. Com o ideário de renovar a educação pública brasileira, alguns educadores acreditavam na potencialidade das salas ambiente, propagando que o uso dos materiais estimulavam e favoreciam a aprendizagem, proporcionando aos alunos o interesse e autonomia para desenvolver seu conhecimento por meio da experimentação e vivência. Escobar, foi um professor que escreveu sobre esse tema por 20 anos, ele pretendia que as salas ambiente fossem uma realidade de todas as escolas paulistas e brasileiras, e não envidou esforços para isso, divulgando na imprensa; organizando conferências e cursos; criando reuniões com inspetores e diretores escolares; recorrendo a um grande número de repartições públicas e particulares e enderençando ofícios as escolas, professores e delegados de ensino, propagando a importância da construção desse espaço. Os resultados apontam que José Ribeiro Escobar foi um dos precursores na propagação da construção de laboratórios de ensino da Matemática e acreditava que por meio dos instrumentos inseridos nas salas ambiente, a criança teria interesse em aprender e dessa forma aprenderia com significado.História da Educação Matemática2020-12-24T00:15:57Z2020-12-24T00:15:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMPOS, A. M. A.. Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 24-41, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945Campos, Ana Maria Antunes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-24T00:15:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218945Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-24T00:15:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
title Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
spellingShingle Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
Campos, Ana Maria Antunes de
Escola Ativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Formação de Professores
História da Educação Matemática
title_short Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
title_full Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
title_fullStr Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
title_full_unstemmed Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
title_sort Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática
author Campos, Ana Maria Antunes de
author_facet Campos, Ana Maria Antunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Maria Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Ativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Formação de Professores
História da Educação Matemática
topic Escola Ativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Formação de Professores
História da Educação Matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/326
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24T00:15:57Z
2020-12-24T00:15:57Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, A. M. A.. Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 24-41, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945
identifier_str_mv CAMPOS, A. M. A.. Salas ambiente: os laboratórios de ensino da matemática. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 24-41, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652075078254592