DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72 |
Resumo: | O trabalho em questão é resultado de pesquisa que analisa o processo de implantação, mudanças e permanências dos saberes geométricos para a escola de ensino primário na Bahia, no período compreendido entre os anos 1835 e 1925. O recorte temporal adotado demarca a instalação da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia e o consequente estabelecimento da primeira legislação educacional da província; e a Lei nº 1846 de 14 de agosto de 1925, que reforma a Instrução Pública do Estado sob a direção de Anísio Spínola Teixeira. Para realização da pesquisa, analisaram-se leis e decretos promulgados no período; documentos encontrados nos arquivos públicos do estado e de municípios da Bahia; livros didáticos e manuais encontrados nas bibliotecas do estado e das antigas escolas normais; revistas pedagógicas e exames escolares. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados para a condução das análises foram os da História Cultural, de Roger Chartier (1990), e os da História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990). É possível, nessa perspectiva, compreender as representações assumidas para o ensino de geometria para escola de ensino primário como fruto de um contínuo processo de interpretação e apropriação dos discursos. Os resultados apontam para uma progressiva definição de papeis distintos para o Desenho e a Geometria na escola de ensino primário na Bahia. |
id |
SBHMAT_475a7a26b3dcdd9f09a574dc6bd920b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/72 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da BahiaHistória das disciplinasEnsino de Desenho e GeometriaBahiaO trabalho em questão é resultado de pesquisa que analisa o processo de implantação, mudanças e permanências dos saberes geométricos para a escola de ensino primário na Bahia, no período compreendido entre os anos 1835 e 1925. O recorte temporal adotado demarca a instalação da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia e o consequente estabelecimento da primeira legislação educacional da província; e a Lei nº 1846 de 14 de agosto de 1925, que reforma a Instrução Pública do Estado sob a direção de Anísio Spínola Teixeira. Para realização da pesquisa, analisaram-se leis e decretos promulgados no período; documentos encontrados nos arquivos públicos do estado e de municípios da Bahia; livros didáticos e manuais encontrados nas bibliotecas do estado e das antigas escolas normais; revistas pedagógicas e exames escolares. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados para a condução das análises foram os da História Cultural, de Roger Chartier (1990), e os da História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990). É possível, nessa perspectiva, compreender as representações assumidas para o ensino de geometria para escola de ensino primário como fruto de um contínuo processo de interpretação e apropriação dos discursos. Os resultados apontam para uma progressiva definição de papeis distintos para o Desenho e a Geometria na escola de ensino primário na Bahia. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72/56Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDesquivel, Marcio OliveiraSant'Ana, Claudinei de Camargo2021-03-30T20:42:41Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/72Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T20:42:41Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
title |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
spellingShingle |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia Desquivel, Marcio Oliveira História das disciplinas Ensino de Desenho e Geometria Bahia |
title_short |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
title_full |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
title_fullStr |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
title_full_unstemmed |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
title_sort |
DO DESENHO À GEOMETRIA: saberes geométricos na escola primária da Bahia |
author |
Desquivel, Marcio Oliveira |
author_facet |
Desquivel, Marcio Oliveira Sant'Ana, Claudinei de Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Claudinei de Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desquivel, Marcio Oliveira Sant'Ana, Claudinei de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História das disciplinas Ensino de Desenho e Geometria Bahia |
topic |
História das disciplinas Ensino de Desenho e Geometria Bahia |
description |
O trabalho em questão é resultado de pesquisa que analisa o processo de implantação, mudanças e permanências dos saberes geométricos para a escola de ensino primário na Bahia, no período compreendido entre os anos 1835 e 1925. O recorte temporal adotado demarca a instalação da Assembleia Legislativa Provincial da Bahia e o consequente estabelecimento da primeira legislação educacional da província; e a Lei nº 1846 de 14 de agosto de 1925, que reforma a Instrução Pública do Estado sob a direção de Anísio Spínola Teixeira. Para realização da pesquisa, analisaram-se leis e decretos promulgados no período; documentos encontrados nos arquivos públicos do estado e de municípios da Bahia; livros didáticos e manuais encontrados nas bibliotecas do estado e das antigas escolas normais; revistas pedagógicas e exames escolares. Os pressupostos teórico-metodológicos adotados para a condução das análises foram os da História Cultural, de Roger Chartier (1990), e os da História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990). É possível, nessa perspectiva, compreender as representações assumidas para o ensino de geometria para escola de ensino primário como fruto de um contínuo processo de interpretação e apropriação dos discursos. Os resultados apontam para uma progressiva definição de papeis distintos para o Desenho e a Geometria na escola de ensino primário na Bahia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/72/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463829413888 |