REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas. |
id |
SBHMAT_499664d7072ebd426db3306c3a4ea139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/130 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130/86Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Mária Cristina2023-12-13T16:07:21Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/130Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:07:21Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
title |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
spellingShingle |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) Almeida, Mária Cristina |
title_short |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
title_full |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
title_fullStr |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
title_full_unstemmed |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
title_sort |
REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63) |
author |
Almeida, Mária Cristina |
author_facet |
Almeida, Mária Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mária Cristina |
description |
Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130/86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462301638656 |