REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mária Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130
Resumo: Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova  nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas.
id SBHMAT_72954a27b0ef3e3d53031767eb29b06b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/130
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova  nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130/86Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Mária Cristina2021-03-30T18:53:20Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/130Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T18:53:20Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
title REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
spellingShingle REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
Almeida, Mária Cristina
title_short REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
title_full REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
title_fullStr REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
title_full_unstemmed REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
title_sort REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO LICEAL EM PORTUGAL A PARTIR DE PRODUÇÕES DE ESTAGIÁRIOS (1940-41 e 1957-63)
author Almeida, Mária Cristina
author_facet Almeida, Mária Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mária Cristina
description Neste artigo pretendemos contribuir para aprofundar o conhecimento de como se processava a formação prática dos professores de Matemática do ensino liceal, em Portugal. Caracterizamos brevemente o modelo de formação de professores do ensino liceal instituído em 1930 e que se manteve cerca de quarenta anos. Recorrendo a produções de estagiários do Liceu Normal de D. João III, tentaremos compreender como se processava a formação dos professores nos fins dos anos trinta e primeira metade da década de quarenta. Do mesmo modo, pretendemos aclarar o modo como ocorreu o desenvolvimento das novas ideias no âmbito da modernização do ensino na formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, entre 1957 e 1963. Notámos uma influência das ideias da Escola Nova  nos documentos relacionados com o ensino da Matemática no Liceu Normal D. João III, na heurística e na participação ativa dos alunos para a qualidade das suas aprendizagens matemáticas. No que respeita, à formação de professores, no Liceu Normal de D. Manuel II, os documentos analisados evidenciam sinais de uma renovação do ensino da Matemática, quer na aplicação de novos conteúdos quer na incorporação de novos métodos. As fontes utilizadas foram revistas de ensino, documentos manuscritos e entrevistas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/130/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464147132416