VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rosângelo Jesus da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252
Resumo: Este trabalho visa contribuir no que diz respeito à história da formação matemática dos professores normalistas do Brasil, em especial da cidade de Caravelas-BA. Objetiva-se analisar duas obras: Psicologia Educacional, de Afro do Amaral Fontoura, e Curso de Desenho Geométrico e Elementar, de Gregório Nazianzeno de Mello e Cunha; ambas utilizadas na formação dos professores normalistas que cursaram o ensino de nível médio na cidade de Caravelas. Foi utilizado como referencial teórico, autores como Marc Bloch (2002), Paul Veyne (1982), Chartier (2002), Hofstetter et al. (2017), dentre outros. Embasaram esta pesquisa os estudos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça, sobre a organização dos saberes profissionais institucionalizados para a profissão docente. A análise empreendida até o momento aponta vestígios quanto ao uso do método intuitivo e à presença do ideário da Escola Nova na formação dos professores da cidade de Caravelas.
id SBHMAT_4c379c54d02b8f0871029d47347672e0
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/252
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BASaberes a ensinar e saberes para ensinarFormação de ProfessoresEscola NovaPsicologia EducacionalGeometriaEste trabalho visa contribuir no que diz respeito à história da formação matemática dos professores normalistas do Brasil, em especial da cidade de Caravelas-BA. Objetiva-se analisar duas obras: Psicologia Educacional, de Afro do Amaral Fontoura, e Curso de Desenho Geométrico e Elementar, de Gregório Nazianzeno de Mello e Cunha; ambas utilizadas na formação dos professores normalistas que cursaram o ensino de nível médio na cidade de Caravelas. Foi utilizado como referencial teórico, autores como Marc Bloch (2002), Paul Veyne (1982), Chartier (2002), Hofstetter et al. (2017), dentre outros. Embasaram esta pesquisa os estudos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça, sobre a organização dos saberes profissionais institucionalizados para a profissão docente. A análise empreendida até o momento aponta vestígios quanto ao uso do método intuitivo e à presença do ideário da Escola Nova na formação dos professores da cidade de Caravelas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252/196Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rosângelo Jesus da2021-03-24T17:02:22Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/252Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:02:22Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
title VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
spellingShingle VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
Rocha, Rosângelo Jesus da
Saberes a ensinar e saberes para ensinar
Formação de Professores
Escola Nova
Psicologia Educacional
Geometria
title_short VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
title_full VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
title_fullStr VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
title_full_unstemmed VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
title_sort VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES NORMALISTAS DE CARAVELAS – BA
author Rocha, Rosângelo Jesus da
author_facet Rocha, Rosângelo Jesus da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rosângelo Jesus da
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes a ensinar e saberes para ensinar
Formação de Professores
Escola Nova
Psicologia Educacional
Geometria
topic Saberes a ensinar e saberes para ensinar
Formação de Professores
Escola Nova
Psicologia Educacional
Geometria
description Este trabalho visa contribuir no que diz respeito à história da formação matemática dos professores normalistas do Brasil, em especial da cidade de Caravelas-BA. Objetiva-se analisar duas obras: Psicologia Educacional, de Afro do Amaral Fontoura, e Curso de Desenho Geométrico e Elementar, de Gregório Nazianzeno de Mello e Cunha; ambas utilizadas na formação dos professores normalistas que cursaram o ensino de nível médio na cidade de Caravelas. Foi utilizado como referencial teórico, autores como Marc Bloch (2002), Paul Veyne (1982), Chartier (2002), Hofstetter et al. (2017), dentre outros. Embasaram esta pesquisa os estudos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça, sobre a organização dos saberes profissionais institucionalizados para a profissão docente. A análise empreendida até o momento aponta vestígios quanto ao uso do método intuitivo e à presença do ideário da Escola Nova na formação dos professores da cidade de Caravelas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252/196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464278204416