A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renato Douglas G. L.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/279
Resumo: Em uma sociedade plural e cada vez mais globalizada, a multiculturalidade não pode ser ignorada no campo da Educação, o que inclui a Educação Matemática, e o debate sobre a multiculturalidade é realizado por muitas diferentes vias. Por um lado, há a preocupação pela promoção de uma educação multicultural, que na Educação Matemática pode se efetivar no estudo das contribuições de diferentes povos na construção daquilo que chamamos por Matemática ou ainda na identificação do uso e produção, por grupos culturais, de ideias a ela associadas. Por outro lado, se relaciona com a atenção e resposta dadas pelas instituições de ensino à diversidade cultural que se faz presente em seu interior, considerando e valorizando os conhecimentos que os estudantes e a comunidade à qual pertencem apresentam, bem como outras especificidades decorrentes dessas singularidades. Este artigo procura sistematizar, a partir de reflexões realizadas em uma pesquisa de doutorado, esses aspectos da multiculturalidade na Educação Matemática e defende que a diversidade cultural dos grupos atendidos pelas instituições escolares se faz sempre presente, porém nem sempre é percebida ou tida como relevante no processo educacional, em especial pelos professores de matemática. Como decorrência da invisibilidade dessa face sutil da multiculturalidade, a aparente homogeneização cultural que é resultado de uma estereotipagem do grupo dos estudantes implica que esses contextos não sejam reconhecidos como contextos culturais.
id SBHMAT_57b1e533b722044d8d887a437fc16eeb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/279
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação MatemáticaMulticulturalidadeDiversidade CulturalSalas de aula multiculturais Em uma sociedade plural e cada vez mais globalizada, a multiculturalidade não pode ser ignorada no campo da Educação, o que inclui a Educação Matemática, e o debate sobre a multiculturalidade é realizado por muitas diferentes vias. Por um lado, há a preocupação pela promoção de uma educação multicultural, que na Educação Matemática pode se efetivar no estudo das contribuições de diferentes povos na construção daquilo que chamamos por Matemática ou ainda na identificação do uso e produção, por grupos culturais, de ideias a ela associadas. Por outro lado, se relaciona com a atenção e resposta dadas pelas instituições de ensino à diversidade cultural que se faz presente em seu interior, considerando e valorizando os conhecimentos que os estudantes e a comunidade à qual pertencem apresentam, bem como outras especificidades decorrentes dessas singularidades. Este artigo procura sistematizar, a partir de reflexões realizadas em uma pesquisa de doutorado, esses aspectos da multiculturalidade na Educação Matemática e defende que a diversidade cultural dos grupos atendidos pelas instituições escolares se faz sempre presente, porém nem sempre é percebida ou tida como relevante no processo educacional, em especial pelos professores de matemática. Como decorrência da invisibilidade dessa face sutil da multiculturalidade, a aparente homogeneização cultural que é resultado de uma estereotipagem do grupo dos estudantes implica que esses contextos não sejam reconhecidos como contextos culturais. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/279Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/279/218Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Renato Douglas G. L.2021-03-24T16:53:07Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/279Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T16:53:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
title A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
spellingShingle A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
Ribeiro, Renato Douglas G. L.
Multiculturalidade
Diversidade Cultural
Salas de aula multiculturais
title_short A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
title_full A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
title_fullStr A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
title_full_unstemmed A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
title_sort A FACE SUTIL DA MULTICULTURALIDADE NA SALA DE AULA: Implicações na Educação Matemática
author Ribeiro, Renato Douglas G. L.
author_facet Ribeiro, Renato Douglas G. L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Renato Douglas G. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Diversidade Cultural
Salas de aula multiculturais
topic Multiculturalidade
Diversidade Cultural
Salas de aula multiculturais
description Em uma sociedade plural e cada vez mais globalizada, a multiculturalidade não pode ser ignorada no campo da Educação, o que inclui a Educação Matemática, e o debate sobre a multiculturalidade é realizado por muitas diferentes vias. Por um lado, há a preocupação pela promoção de uma educação multicultural, que na Educação Matemática pode se efetivar no estudo das contribuições de diferentes povos na construção daquilo que chamamos por Matemática ou ainda na identificação do uso e produção, por grupos culturais, de ideias a ela associadas. Por outro lado, se relaciona com a atenção e resposta dadas pelas instituições de ensino à diversidade cultural que se faz presente em seu interior, considerando e valorizando os conhecimentos que os estudantes e a comunidade à qual pertencem apresentam, bem como outras especificidades decorrentes dessas singularidades. Este artigo procura sistematizar, a partir de reflexões realizadas em uma pesquisa de doutorado, esses aspectos da multiculturalidade na Educação Matemática e defende que a diversidade cultural dos grupos atendidos pelas instituições escolares se faz sempre presente, porém nem sempre é percebida ou tida como relevante no processo educacional, em especial pelos professores de matemática. Como decorrência da invisibilidade dessa face sutil da multiculturalidade, a aparente homogeneização cultural que é resultado de uma estereotipagem do grupo dos estudantes implica que esses contextos não sejam reconhecidos como contextos culturais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/279
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/279/218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464609554432