MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever as lembranças de uma ex-aluna do ensino primário do Município de Aiquara BA, revisitando o passado mediante a memória das práticas do ensino de matemática. Para cumprir tal objetivo, usa a narrativa de histórias de vida como suporte metodológico e considerou como fonte a entrevista cedida por uma aluna que frequentou o então curso primário nos Grupos Escolares Lomanto Junior e Júlio Ignácio de Matos, trazendo enfoque às memórias das aulas de matemática, bem como o relato da relação professor-aluno presentes no contexto da sala de aula. A narrativa tecida aponta aspecto de uma cultura de ensino marcada pelo castigo, em decorrência do estudo da tabuada, aferida pela sabatina. |
id |
SBHMAT_5a29f0bb93daba2182d7ceecaaa0aec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/435 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. NarrativasMemóriasEnsino de MatemáticaEnsino PrimárioTabuadaEste trabalho tem como objetivo descrever as lembranças de uma ex-aluna do ensino primário do Município de Aiquara BA, revisitando o passado mediante a memória das práticas do ensino de matemática. Para cumprir tal objetivo, usa a narrativa de histórias de vida como suporte metodológico e considerou como fonte a entrevista cedida por uma aluna que frequentou o então curso primário nos Grupos Escolares Lomanto Junior e Júlio Ignácio de Matos, trazendo enfoque às memórias das aulas de matemática, bem como o relato da relação professor-aluno presentes no contexto da sala de aula. A narrativa tecida aponta aspecto de uma cultura de ensino marcada pelo castigo, em decorrência do estudo da tabuada, aferida pela sabatina.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-182447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435/352Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Zenildo2023-12-13T13:04:01Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/435Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:01Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
title |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
spellingShingle |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. Santos, Zenildo Narrativas Memórias Ensino de Matemática Ensino Primário Tabuada |
title_short |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
title_full |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
title_fullStr |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
title_sort |
MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. |
author |
Santos, Zenildo |
author_facet |
Santos, Zenildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Zenildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Memórias Ensino de Matemática Ensino Primário Tabuada |
topic |
Narrativas Memórias Ensino de Matemática Ensino Primário Tabuada |
description |
Este trabalho tem como objetivo descrever as lembranças de uma ex-aluna do ensino primário do Município de Aiquara BA, revisitando o passado mediante a memória das práticas do ensino de matemática. Para cumprir tal objetivo, usa a narrativa de histórias de vida como suporte metodológico e considerou como fonte a entrevista cedida por uma aluna que frequentou o então curso primário nos Grupos Escolares Lomanto Junior e Júlio Ignácio de Matos, trazendo enfoque às memórias das aulas de matemática, bem como o relato da relação professor-aluno presentes no contexto da sala de aula. A narrativa tecida aponta aspecto de uma cultura de ensino marcada pelo castigo, em decorrência do estudo da tabuada, aferida pela sabatina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435/352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-18 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1816702034178473984 |