ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: König, Alice Trisch
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Búrigo, Elisabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre o estudo de divisores de um número natural articulado ao estudo do plantio de sementes de milho, momento inicial de uma prática curricular desenvolvida com uma turma de quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, em uma escola do campo, no município de Itati, na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa-ação visou investigar as possibilidades curriculares engendradas por uma prática curricular que buscou articular saberes matemáticos escolares e saberes locais. O registro do processo de pesquisa foi feito em caderno de campo, em gravações em áudio e em fotografias. O protagonismo das crianças na busca por conhecimento e informações possibilitaram caminhos na prática curricular que não haviam sido previstos inicialmente, como o estudo do Crivo de Eratóstenes. O conhecimento a respeito do milho crioulo, as discussões em sala de aula e com algumas famílias, produziram algumas ressonâncias na comunidade, como a opção pelo cultivo apenas dessas sementes por um dos agricultores ainda naquele ano. Os novos caminhos, a observação das ressonâncias, a sequência de atividades adotada durante a prática curricular foram possibilitados a partir da escuta e do olhar atento ao cotidiano daquela escola.
id SBHMAT_5a491bcf0419eba472304c7c5499ee2b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/268
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriadaCurrículoCotidiano escolarEducação MatemáticaEducação do CampoSementes crioulas Este artigo apresenta uma reflexão sobre o estudo de divisores de um número natural articulado ao estudo do plantio de sementes de milho, momento inicial de uma prática curricular desenvolvida com uma turma de quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, em uma escola do campo, no município de Itati, na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa-ação visou investigar as possibilidades curriculares engendradas por uma prática curricular que buscou articular saberes matemáticos escolares e saberes locais. O registro do processo de pesquisa foi feito em caderno de campo, em gravações em áudio e em fotografias. O protagonismo das crianças na busca por conhecimento e informações possibilitaram caminhos na prática curricular que não haviam sido previstos inicialmente, como o estudo do Crivo de Eratóstenes. O conhecimento a respeito do milho crioulo, as discussões em sala de aula e com algumas famílias, produziram algumas ressonâncias na comunidade, como a opção pelo cultivo apenas dessas sementes por um dos agricultores ainda naquele ano. Os novos caminhos, a observação das ressonâncias, a sequência de atividades adotada durante a prática curricular foram possibilitados a partir da escuta e do olhar atento ao cotidiano daquela escola. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268/207Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKönig, Alice TrischBúrigo, Elisabete Zardo2021-03-24T16:04:36Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/268Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T16:04:36Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
title ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
spellingShingle ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
König, Alice Trisch
Currículo
Cotidiano escolar
Educação Matemática
Educação do Campo
Sementes crioulas
title_short ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
title_full ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
title_fullStr ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
title_full_unstemmed ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
title_sort ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
author König, Alice Trisch
author_facet König, Alice Trisch
Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
author2 Búrigo, Elisabete Zardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv König, Alice Trisch
Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Cotidiano escolar
Educação Matemática
Educação do Campo
Sementes crioulas
topic Currículo
Cotidiano escolar
Educação Matemática
Educação do Campo
Sementes crioulas
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre o estudo de divisores de um número natural articulado ao estudo do plantio de sementes de milho, momento inicial de uma prática curricular desenvolvida com uma turma de quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, em uma escola do campo, no município de Itati, na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa-ação visou investigar as possibilidades curriculares engendradas por uma prática curricular que buscou articular saberes matemáticos escolares e saberes locais. O registro do processo de pesquisa foi feito em caderno de campo, em gravações em áudio e em fotografias. O protagonismo das crianças na busca por conhecimento e informações possibilitaram caminhos na prática curricular que não haviam sido previstos inicialmente, como o estudo do Crivo de Eratóstenes. O conhecimento a respeito do milho crioulo, as discussões em sala de aula e com algumas famílias, produziram algumas ressonâncias na comunidade, como a opção pelo cultivo apenas dessas sementes por um dos agricultores ainda naquele ano. Os novos caminhos, a observação das ressonâncias, a sequência de atividades adotada durante a prática curricular foram possibilitados a partir da escuta e do olhar atento ao cotidiano daquela escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464590680065