CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11 |
Resumo: | Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo. |
id |
SBHMAT_5ffef132ea871fda2ef5d9e2e6f0c03e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/11 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGALDisciplinas escolaresAutonomiaEducação MatemáticaHistória CulturalDurante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2015-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11Revista de História da Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2015)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11/15Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, José Manuel2023-12-13T16:26:21Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/11Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:21Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
title |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL Matos, José Manuel Disciplinas escolares Autonomia Educação Matemática História Cultural |
title_short |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
title_full |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
title_sort |
CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL |
author |
Matos, José Manuel |
author_facet |
Matos, José Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplinas escolares Autonomia Educação Matemática História Cultural |
topic |
Disciplinas escolares Autonomia Educação Matemática História Cultural |
description |
Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2015) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1816702033219026944 |