SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzarini, Claudia Regina Boen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Maria Célia Leme da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92
Resumo: O presente artigo retoma a análise da matéria Formas nos programas paulistas de 1894, 1925 e 1934 apresentada na dissertação de Frizzarini (2014) sob a ótica da concepção dos saberes elementares de Trouvé (2008). Busca-se ainda estabelecer um paralelo com a designação da rubrica forma em tempos atuais, particularmente com a expressão “Espaço e Forma” proposta pelos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e o questionamento do uso do termo “Forma” no caderno de formação do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (2014). O estudo reitera o caráter dinâmico dos processos de elementarização dos saberes geométricos, apropriando-se e modificando a cultura escolar.
id SBHMAT_613163db642ea19609f1302558494051
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/92
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presenteEnsino de geometriaElementarPrograma de ensinoPCNPNAICO presente artigo retoma a análise da matéria Formas nos programas paulistas de 1894, 1925 e 1934 apresentada na dissertação de Frizzarini (2014) sob a ótica da concepção dos saberes elementares de Trouvé (2008). Busca-se ainda estabelecer um paralelo com a designação da rubrica forma em tempos atuais, particularmente com a expressão “Espaço e Forma” proposta pelos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e o questionamento do uso do termo “Forma” no caderno de formação do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (2014). O estudo reitera o caráter dinâmico dos processos de elementarização dos saberes geométricos, apropriando-se e modificando a cultura escolar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92/62Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrizzarini, Claudia Regina BoenSilva, Maria Célia Leme da2021-03-30T20:32:45Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/92Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T20:32:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
title SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
spellingShingle SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
Frizzarini, Claudia Regina Boen
Ensino de geometria
Elementar
Programa de ensino
PCN
PNAIC
title_short SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
title_full SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
title_fullStr SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
title_full_unstemmed SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
title_sort SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS E FORMAS: passado e presente
author Frizzarini, Claudia Regina Boen
author_facet Frizzarini, Claudia Regina Boen
Silva, Maria Célia Leme da
author_role author
author2 Silva, Maria Célia Leme da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzarini, Claudia Regina Boen
Silva, Maria Célia Leme da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Elementar
Programa de ensino
PCN
PNAIC
topic Ensino de geometria
Elementar
Programa de ensino
PCN
PNAIC
description O presente artigo retoma a análise da matéria Formas nos programas paulistas de 1894, 1925 e 1934 apresentada na dissertação de Frizzarini (2014) sob a ótica da concepção dos saberes elementares de Trouvé (2008). Busca-se ainda estabelecer um paralelo com a designação da rubrica forma em tempos atuais, particularmente com a expressão “Espaço e Forma” proposta pelos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e o questionamento do uso do termo “Forma” no caderno de formação do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (2014). O estudo reitera o caráter dinâmico dos processos de elementarização dos saberes geométricos, apropriando-se e modificando a cultura escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/92/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463847239680