Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126743 |
Resumo: | Frizzarini, Claudia Regina Boen Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2014. 160 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Intuitive teaching for Active school: geometry skills in the São Paulo primary school, 1890-1950. 1.Saberes geométricos. 2.Programas de ensino. 3.Ensino intuitivo. 4.Escola ativa. 5.Grupos Escolares. I. Título |
id |
UFSC_2d95195306d6f305a5acedf53da22a31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126743 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950Saberes geométricosProgramas de ensinoEnsino intuitivoEscola ativaGrupos escolaresFrizzarini, Claudia Regina Boen Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2014. 160 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Intuitive teaching for Active school: geometry skills in the São Paulo primary school, 1890-1950. 1.Saberes geométricos. 2.Programas de ensino. 3.Ensino intuitivo. 4.Escola ativa. 5.Grupos Escolares. I. TítuloEste estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar.2014-11-18T10:34:31Z2014-11-18T10:34:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126743Frizzarini, Claudia Regina Boenporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T22:30:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T22:30:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
title |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
spellingShingle |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 Frizzarini, Claudia Regina Boen Saberes geométricos Programas de ensino Ensino intuitivo Escola ativa Grupos escolares |
title_short |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
title_full |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
title_fullStr |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
title_full_unstemmed |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
title_sort |
Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas o curso primário paulista, 1890-1950 |
author |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
author_facet |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes geométricos Programas de ensino Ensino intuitivo Escola ativa Grupos escolares |
topic |
Saberes geométricos Programas de ensino Ensino intuitivo Escola ativa Grupos escolares |
description |
Frizzarini, Claudia Regina Boen Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. Claudia Regina Boen Frizzarini. – Guarulhos, 2014. 160 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Intuitive teaching for Active school: geometry skills in the São Paulo primary school, 1890-1950. 1.Saberes geométricos. 2.Programas de ensino. 3.Ensino intuitivo. 4.Escola ativa. 5.Grupos Escolares. I. Título |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-18T10:34:31Z 2014-11-18T10:34:31Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126743 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652319717326848 |