CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/17 |
Resumo: | A História da Matemática na América Latina desenvolveu-se com características distintas. O modelo de colonização espanhola diferiu muito do modelo português. Nota-se muito essa diferença nas guerras de independência das colônias espanholas. A existência de universidades e de pesquisa nas colônias espanholas teve como resultado, após a independência, medidas visando o desenvolvimento das ciências e da matemática sobre bases de um processo já em andamento. O ideário republicano dominou a independência das colônias espanholas. Serão estudados casos específicos. Particularmente importante foi a situação da Argentina. Após a independência, a República Argentina passou por um momento de grande vitalidade cultural. Desde o século XIX a Argentina vinha recebendo uma sadia influência européia e as suas instituições de ensino superior contavam com docentes de primeira grandeza. Evidência disto é que em 1872 foi fundada a Sociedad Científica Argentina, instituição exemplar e de vanguarda na ciência da América Latina, uma das mais importantes instituições científicas fora da Europa. O grande desenvolvimento científico na Argentina, sobretudo nas ciências matemáticas, físicas e astronômicas, despertava interesse na Europa e missões européias buscaram o país. Particularmente importante foi o interesse da Alemanha em estabelecer um observatório astronômico em La Plata, o que efetivamente se concretizou, e que foi seguido de missões norte-americanas com o mesmo objetivo. Houve também um bom desenvolvimento no Chile, onde a cooperação com a Alemanha foi significativa. No final do século XIX, cerca de uma dezena de matemáticos alemães foram contratados para lecionar naquele país. O ambiente científico argentino, beneficiado com a grande atenção da Alemanha e, posteriormente, com a chegada de Júlio Rey Pastor, tornou-se dos mais estimulantes da América Latina. Isto foi particularmente importante para o Uruguai e para outros países da América Latina. |
id |
SBHMAT_6365082c325c837a232e5edf7ca2903d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/17 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINAHistória da MatemáticaAmérica LatinaJúlio Rey PastorA História da Matemática na América Latina desenvolveu-se com características distintas. O modelo de colonização espanhola diferiu muito do modelo português. Nota-se muito essa diferença nas guerras de independência das colônias espanholas. A existência de universidades e de pesquisa nas colônias espanholas teve como resultado, após a independência, medidas visando o desenvolvimento das ciências e da matemática sobre bases de um processo já em andamento. O ideário republicano dominou a independência das colônias espanholas. Serão estudados casos específicos. Particularmente importante foi a situação da Argentina. Após a independência, a República Argentina passou por um momento de grande vitalidade cultural. Desde o século XIX a Argentina vinha recebendo uma sadia influência européia e as suas instituições de ensino superior contavam com docentes de primeira grandeza. Evidência disto é que em 1872 foi fundada a Sociedad Científica Argentina, instituição exemplar e de vanguarda na ciência da América Latina, uma das mais importantes instituições científicas fora da Europa. O grande desenvolvimento científico na Argentina, sobretudo nas ciências matemáticas, físicas e astronômicas, despertava interesse na Europa e missões européias buscaram o país. Particularmente importante foi o interesse da Alemanha em estabelecer um observatório astronômico em La Plata, o que efetivamente se concretizou, e que foi seguido de missões norte-americanas com o mesmo objetivo. Houve também um bom desenvolvimento no Chile, onde a cooperação com a Alemanha foi significativa. No final do século XIX, cerca de uma dezena de matemáticos alemães foram contratados para lecionar naquele país. O ambiente científico argentino, beneficiado com a grande atenção da Alemanha e, posteriormente, com a chegada de Júlio Rey Pastor, tornou-se dos mais estimulantes da América Latina. Isto foi particularmente importante para o Uruguai e para outros países da América Latina.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2015-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/17Revista de História da Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2015)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/17/21Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Ambrosio, Ubiratan2023-12-13T16:26:20Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/17Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:20Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA D'Ambrosio, Ubiratan História da Matemática América Latina Júlio Rey Pastor |
title_short |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_full |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS DISTINTAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA |
author |
D'Ambrosio, Ubiratan |
author_facet |
D'Ambrosio, Ubiratan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Ambrosio, Ubiratan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática América Latina Júlio Rey Pastor |
topic |
História da Matemática América Latina Júlio Rey Pastor |
description |
A História da Matemática na América Latina desenvolveu-se com características distintas. O modelo de colonização espanhola diferiu muito do modelo português. Nota-se muito essa diferença nas guerras de independência das colônias espanholas. A existência de universidades e de pesquisa nas colônias espanholas teve como resultado, após a independência, medidas visando o desenvolvimento das ciências e da matemática sobre bases de um processo já em andamento. O ideário republicano dominou a independência das colônias espanholas. Serão estudados casos específicos. Particularmente importante foi a situação da Argentina. Após a independência, a República Argentina passou por um momento de grande vitalidade cultural. Desde o século XIX a Argentina vinha recebendo uma sadia influência européia e as suas instituições de ensino superior contavam com docentes de primeira grandeza. Evidência disto é que em 1872 foi fundada a Sociedad Científica Argentina, instituição exemplar e de vanguarda na ciência da América Latina, uma das mais importantes instituições científicas fora da Europa. O grande desenvolvimento científico na Argentina, sobretudo nas ciências matemáticas, físicas e astronômicas, despertava interesse na Europa e missões européias buscaram o país. Particularmente importante foi o interesse da Alemanha em estabelecer um observatório astronômico em La Plata, o que efetivamente se concretizou, e que foi seguido de missões norte-americanas com o mesmo objetivo. Houve também um bom desenvolvimento no Chile, onde a cooperação com a Alemanha foi significativa. No final do século XIX, cerca de uma dezena de matemáticos alemães foram contratados para lecionar naquele país. O ambiente científico argentino, beneficiado com a grande atenção da Alemanha e, posteriormente, com a chegada de Júlio Rey Pastor, tornou-se dos mais estimulantes da América Latina. Isto foi particularmente importante para o Uruguai e para outros países da América Latina. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/17 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/17/21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2015) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462243966976 |