História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291
Resumo: Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/853
id UFSC_7852d540c5226cb3f92e66e5bbc418d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208291
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileirasHistória e Educação MatemáticaPesquisa históricaMetodologia da pesquisaDisponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/853Diversas pesquisas relativas às conexões entre história e educação matemática no Brasil têm gerado importantes resultados que apontam temáticas, fundamentações epistemológicas, abordagens metodológicas e experimentações didáticas que podem contribuir para a formação de professores que ensinam matemática. Durante uma década (2008-2018) desenvolvi uma pesquisa sobre a produção científica brasileira nessa área, considerando as dimensões histórico-epistemológica, pedagógica e histórico-educacional. Neste artigo, faço uma descrição comentada dos resultados obtidos na pesquisa, tomando base em questões como: Qual o formato epistemológico das pesquisas sobre história da educação matemática? De qual pesquisa se trata? Que histórias são focalizadas nas pesquisas sobre história da educação matemática? De que maneira essas histórias são produzidas por pesquisadores, quais seus significados pedagógicos e até que ponto podem ser utilizadas pelos professores de Matemática em suas aulas? Minhas indagações foram fundamentadas em autores como Michel Serres (2008), Ludwick Fleck (2010), Mauro Condé (2012), Bruno Latour (1994; 2000), Peter Burke (2016) e Maurice Caveing (2004), para situar os campos em que essas pesquisas estão localizadas, propor sua inserção na formação de professores que ensinam Matemática e apresentar uma agenda de trabalho a ser implementada como política de formação conceitual e didática de professores que ensinam matemática.Exitus2020-04-14T23:00:19Z2020-04-14T23:00:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. . História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019.2237-9460https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T23:00:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-14T23:00:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
title História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
spellingShingle História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
Mendes, Iran Abreu
História e Educação Matemática
Pesquisa histórica
Metodologia da pesquisa
title_short História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
title_full História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
title_fullStr História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
title_full_unstemmed História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
title_sort História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv História e Educação Matemática
Pesquisa histórica
Metodologia da pesquisa
topic História e Educação Matemática
Pesquisa histórica
Metodologia da pesquisa
description Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/853
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-14T23:00:19Z
2020-04-14T23:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A. . História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019.
2237-9460
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291
identifier_str_mv MENDES, I. A. . História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019.
2237-9460
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exitus
publisher.none.fl_str_mv Exitus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924253179904