História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291 |
Resumo: | Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/853 |
id |
UFSC_7852d540c5226cb3f92e66e5bbc418d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208291 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileirasHistória e Educação MatemáticaPesquisa históricaMetodologia da pesquisaDisponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/853Diversas pesquisas relativas às conexões entre história e educação matemática no Brasil têm gerado importantes resultados que apontam temáticas, fundamentações epistemológicas, abordagens metodológicas e experimentações didáticas que podem contribuir para a formação de professores que ensinam matemática. Durante uma década (2008-2018) desenvolvi uma pesquisa sobre a produção científica brasileira nessa área, considerando as dimensões histórico-epistemológica, pedagógica e histórico-educacional. Neste artigo, faço uma descrição comentada dos resultados obtidos na pesquisa, tomando base em questões como: Qual o formato epistemológico das pesquisas sobre história da educação matemática? De qual pesquisa se trata? Que histórias são focalizadas nas pesquisas sobre história da educação matemática? De que maneira essas histórias são produzidas por pesquisadores, quais seus significados pedagógicos e até que ponto podem ser utilizadas pelos professores de Matemática em suas aulas? Minhas indagações foram fundamentadas em autores como Michel Serres (2008), Ludwick Fleck (2010), Mauro Condé (2012), Bruno Latour (1994; 2000), Peter Burke (2016) e Maurice Caveing (2004), para situar os campos em que essas pesquisas estão localizadas, propor sua inserção na formação de professores que ensinam Matemática e apresentar uma agenda de trabalho a ser implementada como política de formação conceitual e didática de professores que ensinam matemática.Exitus2020-04-14T23:00:19Z2020-04-14T23:00:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. . História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019.2237-9460https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-14T23:00:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-14T23:00:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
title |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
spellingShingle |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras Mendes, Iran Abreu História e Educação Matemática Pesquisa histórica Metodologia da pesquisa |
title_short |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
title_full |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
title_fullStr |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
title_full_unstemmed |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
title_sort |
História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Educação Matemática Pesquisa histórica Metodologia da pesquisa |
topic |
História e Educação Matemática Pesquisa histórica Metodologia da pesquisa |
description |
Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/853 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-14T23:00:19Z 2020-04-14T23:00:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, I. A. . História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019. 2237-9460 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291 |
identifier_str_mv |
MENDES, I. A. . História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019. 2237-9460 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Exitus |
publisher.none.fl_str_mv |
Exitus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924253179904 |