ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551 |
Resumo: | No estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas. |
id |
SBHMAT_7b7ee914960aca39de5d8248205700d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/551 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”Cálculo mentalConhecimentosEstratégiasErro conceitualErro por distraçãoNo estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551/475Berticelli, Danilene DoninZancan, Sabrinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/551Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
title |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
spellingShingle |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” Berticelli, Danilene Donin Cálculo mental Conhecimentos Estratégias Erro conceitual Erro por distração |
title_short |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
title_full |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
title_fullStr |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
title_full_unstemmed |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
title_sort |
ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?” |
author |
Berticelli, Danilene Donin |
author_facet |
Berticelli, Danilene Donin Zancan, Sabrina |
author_role |
author |
author2 |
Zancan, Sabrina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berticelli, Danilene Donin Zancan, Sabrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo mental Conhecimentos Estratégias Erro conceitual Erro por distração |
topic |
Cálculo mental Conhecimentos Estratégias Erro conceitual Erro por distração |
description |
No estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551/475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-15 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463709876224 |