ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berticelli, Danilene Donin
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Zancan, Sabrina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551
Resumo: No estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas.
id SBHMAT_7b7ee914960aca39de5d8248205700d2
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/551
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”Cálculo mentalConhecimentosEstratégiasErro conceitualErro por distraçãoNo estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551/475Berticelli, Danilene DoninZancan, Sabrinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/551Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
title ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
spellingShingle ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
Berticelli, Danilene Donin
Cálculo mental
Conhecimentos
Estratégias
Erro conceitual
Erro por distração
title_short ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
title_full ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
title_fullStr ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
title_full_unstemmed ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
title_sort ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”
author Berticelli, Danilene Donin
author_facet Berticelli, Danilene Donin
Zancan, Sabrina
author_role author
author2 Zancan, Sabrina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berticelli, Danilene Donin
Zancan, Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo mental
Conhecimentos
Estratégias
Erro conceitual
Erro por distração
topic Cálculo mental
Conhecimentos
Estratégias
Erro conceitual
Erro por distração
description No estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551/475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-15
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463709876224