JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66 |
Resumo: | O texto apresenta um estudo sobre o ensino de desenho em Roraima, tomando como fio condutor o livro denominado “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau”. A pesquisa tem motivação no Projeto “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, e busca responder a questão: Como se caracteriza o livro didático “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau” em relação aos saberes do Desenho na formação do professor dos anos iniciais? O percurso teórico-metodológico se desenvolve seguindo a perspectiva da história cultural da educação matemática de Valente (2003) e algumas ferramentas conceituais de Chartier (1990). Os instrumentos dados à ler, são: o livro já citado acima, considerando sua estrutura, aspecto físico, público-alvo, prefácio, conteúdos e a bibliografia; a Proposta Curricular do 2.º Grau, de 1975, para analisar os programas; o manuscrito de Jaceguai Reis Cunha servindo de apoio as análises. O desenho na formação do professor comparece como elemento básico da Educação Geral, sendo que o livro preserva a perspectiva dos saberes do ensino de Desenho estarem mais voltados ao desenho geométrico, do que em outros conteúdos, configurando esses outros, como apêndice, ou mantendo a presença por conta da obrigação ao cumprimento de um programa oficial. |
id |
SBHMAT_8402c4b1d82b27d2e66d9e879d9d0b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/66 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMAHistória da Educação MatemáticaDesenhoFormação de professoresO texto apresenta um estudo sobre o ensino de desenho em Roraima, tomando como fio condutor o livro denominado “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau”. A pesquisa tem motivação no Projeto “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, e busca responder a questão: Como se caracteriza o livro didático “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau” em relação aos saberes do Desenho na formação do professor dos anos iniciais? O percurso teórico-metodológico se desenvolve seguindo a perspectiva da história cultural da educação matemática de Valente (2003) e algumas ferramentas conceituais de Chartier (1990). Os instrumentos dados à ler, são: o livro já citado acima, considerando sua estrutura, aspecto físico, público-alvo, prefácio, conteúdos e a bibliografia; a Proposta Curricular do 2.º Grau, de 1975, para analisar os programas; o manuscrito de Jaceguai Reis Cunha servindo de apoio as análises. O desenho na formação do professor comparece como elemento básico da Educação Geral, sendo que o livro preserva a perspectiva dos saberes do ensino de Desenho estarem mais voltados ao desenho geométrico, do que em outros conteúdos, configurando esses outros, como apêndice, ou mantendo a presença por conta da obrigação ao cumprimento de um programa oficial.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66/47Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Ivanildo2021-04-06T19:16:42Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/66Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T19:16:42Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
title |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
spellingShingle |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA Lima, José Ivanildo História da Educação Matemática Desenho Formação de professores |
title_short |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
title_full |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
title_fullStr |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
title_full_unstemmed |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
title_sort |
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA |
author |
Lima, José Ivanildo |
author_facet |
Lima, José Ivanildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Ivanildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Desenho Formação de professores |
topic |
História da Educação Matemática Desenho Formação de professores |
description |
O texto apresenta um estudo sobre o ensino de desenho em Roraima, tomando como fio condutor o livro denominado “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau”. A pesquisa tem motivação no Projeto “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, e busca responder a questão: Como se caracteriza o livro didático “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau” em relação aos saberes do Desenho na formação do professor dos anos iniciais? O percurso teórico-metodológico se desenvolve seguindo a perspectiva da história cultural da educação matemática de Valente (2003) e algumas ferramentas conceituais de Chartier (1990). Os instrumentos dados à ler, são: o livro já citado acima, considerando sua estrutura, aspecto físico, público-alvo, prefácio, conteúdos e a bibliografia; a Proposta Curricular do 2.º Grau, de 1975, para analisar os programas; o manuscrito de Jaceguai Reis Cunha servindo de apoio as análises. O desenho na formação do professor comparece como elemento básico da Educação Geral, sendo que o livro preserva a perspectiva dos saberes do ensino de Desenho estarem mais voltados ao desenho geométrico, do que em outros conteúdos, configurando esses outros, como apêndice, ou mantendo a presença por conta da obrigação ao cumprimento de um programa oficial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463824171008 |