O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcos Denilson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jesus, Danielle Sousa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030
Resumo: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/719
id UFSC_2de8c0dc1d02ea9a9670f35f95863e3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218030
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise históricaEnsino de DesenhoFormação de professoresHistória da educação matemáticaDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/719A história do ensino de Desenho nos traz inúmeras inquietações perante o seu papel no ensino e na formação de professores. Considerando o tema da matemática na formação de professores, este texto analisa a importância em se considerar o ensino de Desenho nos currículos de ensino e formação de professores dos primeiros anos escolares. Na abordagem deste estudo, de cunho sócio-histórico documental, foi levado em consideração o entendimento de currículo como uma seleção cultural da escola, como aquilo que se ensina e por quais razões se ensina (FORQUIN, 1992; GOODSON, 2018). Com isso, questiona-se: que lugar ocupa/ocupou o ensino de Desenho no currículo de ensino e formação de professores primários, desde a primeira década do século XX até os dias atuais? Além de pesquisa bibliográfica, para responder a esse questionamento, utilizou-se de documentos referentes aos Grupos Escolares e à Escola Normal maranhenses de início do século XX e documentos normativos oficiais que regem a educação atual no Brasil. Conclui-se que diferentemente do que ocorre no início do século XX, em que o ensino de Desenho compunha o cenário de saberes matemáticos indispensáveis tanto ao ensino quanto à formação de professores, acabou perdendo seu lugar de centralidade, figurando apenas como um apêndice, um saber marginalizado, diluído em outras áreas disciplinares. Por fim, além de compreender que o professor deve conhecer o processo de construção do currículo escolar, defende-se a inclusão do Desenho como matéria/disciplina formativa no ensino e formação de professores, haja vista sua potencialidade educativa, pedagógica e profissional.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:41:20Z2020-12-04T02:41:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D.; JESUS, D. S.. O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 59-76, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030Guimarães, Marcos DenilsonJesus, Danielle Sousa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:41:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:41:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
title O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
spellingShingle O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
Guimarães, Marcos Denilson
Ensino de Desenho
Formação de professores
História da educação matemática
title_short O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
title_full O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
title_fullStr O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
title_full_unstemmed O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
title_sort O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
author Guimarães, Marcos Denilson
author_facet Guimarães, Marcos Denilson
Jesus, Danielle Sousa de
author_role author
author2 Jesus, Danielle Sousa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
Jesus, Danielle Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Desenho
Formação de professores
História da educação matemática
topic Ensino de Desenho
Formação de professores
História da educação matemática
description Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/719
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T02:41:20Z
2020-12-04T02:41:20Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, M. D.; JESUS, D. S.. O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 59-76, 2020.
2358-4750
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030
identifier_str_mv GUIMARÃES, M. D.; JESUS, D. S.. O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 59-76, 2020.
2358-4750
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652066584788992