O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030 |
Resumo: | Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/719 |
id |
UFSC_2de8c0dc1d02ea9a9670f35f95863e3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218030 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise históricaEnsino de DesenhoFormação de professoresHistória da educação matemáticaDisponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/719A história do ensino de Desenho nos traz inúmeras inquietações perante o seu papel no ensino e na formação de professores. Considerando o tema da matemática na formação de professores, este texto analisa a importância em se considerar o ensino de Desenho nos currículos de ensino e formação de professores dos primeiros anos escolares. Na abordagem deste estudo, de cunho sócio-histórico documental, foi levado em consideração o entendimento de currículo como uma seleção cultural da escola, como aquilo que se ensina e por quais razões se ensina (FORQUIN, 1992; GOODSON, 2018). Com isso, questiona-se: que lugar ocupa/ocupou o ensino de Desenho no currículo de ensino e formação de professores primários, desde a primeira década do século XX até os dias atuais? Além de pesquisa bibliográfica, para responder a esse questionamento, utilizou-se de documentos referentes aos Grupos Escolares e à Escola Normal maranhenses de início do século XX e documentos normativos oficiais que regem a educação atual no Brasil. Conclui-se que diferentemente do que ocorre no início do século XX, em que o ensino de Desenho compunha o cenário de saberes matemáticos indispensáveis tanto ao ensino quanto à formação de professores, acabou perdendo seu lugar de centralidade, figurando apenas como um apêndice, um saber marginalizado, diluído em outras áreas disciplinares. Por fim, além de compreender que o professor deve conhecer o processo de construção do currículo escolar, defende-se a inclusão do Desenho como matéria/disciplina formativa no ensino e formação de professores, haja vista sua potencialidade educativa, pedagógica e profissional.Caminhos da Educação Matemática em Revista2020-12-04T02:41:20Z2020-12-04T02:41:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D.; JESUS, D. S.. O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 59-76, 2020.2358-4750https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030Guimarães, Marcos DenilsonJesus, Danielle Sousa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T02:41:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T02:41:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
title |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
spellingShingle |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica Guimarães, Marcos Denilson Ensino de Desenho Formação de professores História da educação matemática |
title_short |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
title_full |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
title_fullStr |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
title_full_unstemmed |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
title_sort |
O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica |
author |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_facet |
Guimarães, Marcos Denilson Jesus, Danielle Sousa de |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Danielle Sousa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marcos Denilson Jesus, Danielle Sousa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Desenho Formação de professores História da educação matemática |
topic |
Ensino de Desenho Formação de professores História da educação matemática |
description |
Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/719 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04T02:41:20Z 2020-12-04T02:41:20Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, M. D.; JESUS, D. S.. O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 59-76, 2020. 2358-4750 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, M. D.; JESUS, D. S.. O lugar do desenho no currículo de ensino e formação de professores: uma breve análise histórica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 10, p. 59-76, 2020. 2358-4750 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652066584788992 |