ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Sandalo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589
Resumo: O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, apresentaremos os primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.
id SBHMAT_87113c5908ecf5caf706e372d88b149f
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/589
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade Educação MatemáticaTransdisciplinaridadeSaberesO presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, apresentaremos os primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-132447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589/498Pereira, Patrícia Sandaloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/589Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
title ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
spellingShingle ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
Pereira, Patrícia Sandalo
Educação Matemática
Transdisciplinaridade
Saberes
title_short ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
title_full ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
title_fullStr ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
title_full_unstemmed ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
title_sort ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
author Pereira, Patrícia Sandalo
author_facet Pereira, Patrícia Sandalo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia Sandalo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Transdisciplinaridade
Saberes
topic Educação Matemática
Transdisciplinaridade
Saberes
description O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, apresentaremos os primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589/498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-13
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463747624960