ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Jonathan Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Domingues, Diogo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões do uso de documentos arquivísticos digitais, recorrendo-se a instrumentos provindos da Arquivologia no campo da História da educação matemática (Hem). O questionamento que orientou a presente escrita foi: Quais são as características dos documentos arquivísticos digitais na pesquisa em História da educação matemática? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia e da História da Educação Matemática. Em linhas de síntese, pode-se inferir que a utilização dos documentos arquivísticos digitais nas pesquisas de cunho histórico, especificamente aqueles do ramo da educação matemática, a partir da utilização de instrumentos provindos da História Digital, auxiliam na gestão de documentos armazenados no Repositório Institucional. Todavia, surgem preocupações em relação à autenticidade desses materiais na realização de pesquisas acadêmicas.
id SBHMAT_8bec7cec3b89eeb0266add85d84a248f
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/482
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitaisHistória DigitalRepositório InstitucionalArquivo DigitalHistoriografiaO presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões do uso de documentos arquivísticos digitais, recorrendo-se a instrumentos provindos da Arquivologia no campo da História da educação matemática (Hem). O questionamento que orientou a presente escrita foi: Quais são as características dos documentos arquivísticos digitais na pesquisa em História da educação matemática? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia e da História da Educação Matemática. Em linhas de síntese, pode-se inferir que a utilização dos documentos arquivísticos digitais nas pesquisas de cunho histórico, especificamente aqueles do ramo da educação matemática, a partir da utilização de instrumentos provindos da História Digital, auxiliam na gestão de documentos armazenados no Repositório Institucional. Todavia, surgem preocupações em relação à autenticidade desses materiais na realização de pesquisas acadêmicas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-172447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482/420Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Jonathan MachadoDomingues, Diogo2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/482Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
title ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
spellingShingle ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
Domingues, Jonathan Machado
História Digital
Repositório Institucional
Arquivo Digital
Historiografia
title_short ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
title_full ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
title_fullStr ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
title_full_unstemmed ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
title_sort ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
author Domingues, Jonathan Machado
author_facet Domingues, Jonathan Machado
Domingues, Diogo
author_role author
author2 Domingues, Diogo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Jonathan Machado
Domingues, Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv História Digital
Repositório Institucional
Arquivo Digital
Historiografia
topic História Digital
Repositório Institucional
Arquivo Digital
Historiografia
description O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões do uso de documentos arquivísticos digitais, recorrendo-se a instrumentos provindos da Arquivologia no campo da História da educação matemática (Hem). O questionamento que orientou a presente escrita foi: Quais são as características dos documentos arquivísticos digitais na pesquisa em História da educação matemática? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia e da História da Educação Matemática. Em linhas de síntese, pode-se inferir que a utilização dos documentos arquivísticos digitais nas pesquisas de cunho histórico, especificamente aqueles do ramo da educação matemática, a partir da utilização de instrumentos provindos da História Digital, auxiliam na gestão de documentos armazenados no Repositório Institucional. Todavia, surgem preocupações em relação à autenticidade desses materiais na realização de pesquisas acadêmicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482/420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-17
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463391109120