PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138 |
Resumo: | Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais. |
id |
SBHMAT_91eb22c66728bc487a26de9cd3ecb6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/138 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULACadernos escolaresAritméticaHistória de Educação MatemáticaCadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Aparecida Rodrigues Silva2021-03-30T19:11:30Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/138Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:11:30Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Cadernos escolares Aritmética História de Educação Matemática |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM UM CADERNO DE PLANOS DE AULA |
author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_facet |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos escolares Aritmética História de Educação Matemática |
topic |
Cadernos escolares Aritmética História de Educação Matemática |
description |
Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464156569600 |