Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94 |
id |
UFSC_ebfbc1196a9ca3fb85492ca689fce6f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189560 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aulaCadernos escolaresAritméticaHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.HISTEMAT2018-09-02T15:22:30Z2018-09-02T15:22:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, A. R. S. Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 150 - 167, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560Duarte, Aparecida Rodrigues Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T15:22:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T15:22:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
title |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Cadernos escolares Aritmética História da Educação Matemática |
title_short |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
title_full |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
title_sort |
Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula |
author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_facet |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos escolares Aritmética História da Educação Matemática |
topic |
Cadernos escolares Aritmética História da Educação Matemática |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-02T15:22:30Z 2018-09-02T15:22:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, A. R. S. Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 150 - 167, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560 |
identifier_str_mv |
DUARTE, A. R. S. Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 150 - 167, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652345954795520 |