Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94
id UFSC_ebfbc1196a9ca3fb85492ca689fce6f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189560
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aulaCadernos escolaresAritméticaHistória da Educação MatemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.HISTEMAT2018-09-02T15:22:30Z2018-09-02T15:22:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, A. R. S. Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 150 - 167, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560Duarte, Aparecida Rodrigues Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T15:22:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T15:22:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
title Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
spellingShingle Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Cadernos escolares
Aritmética
História da Educação Matemática
title_short Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
title_full Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
title_fullStr Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
title_sort Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
author Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author_facet Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos escolares
Aritmética
História da Educação Matemática
topic Cadernos escolares
Aritmética
História da Educação Matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-02T15:22:30Z
2018-09-02T15:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, A. R. S. Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 150 - 167, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560
identifier_str_mv DUARTE, A. R. S. Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula. HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 150 - 167, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345954795520