CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Nícolas Giovani
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Mayara Becker Oliveira da, Búrigo, Elisabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140
Resumo: Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.
id SBHMAT_925d89e8de107ffa6d08eff40e8442c3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/140
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950Cadernos EscolaresProblemas AritméticosEnsino de MatemáticaHistória da EducaçãoHistória da Educação MatemáticaEste artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140/96Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Nícolas GiovaniSilva, Mayara Becker Oliveira daBúrigo, Elisabete Zardo2021-03-30T19:13:54Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/140Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:13:54Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
title CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
spellingShingle CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
da Rosa, Nícolas Giovani
Cadernos Escolares
Problemas Aritméticos
Ensino de Matemática
História da Educação
História da Educação Matemática
title_short CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
title_full CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
title_fullStr CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
title_full_unstemmed CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
title_sort CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
author da Rosa, Nícolas Giovani
author_facet da Rosa, Nícolas Giovani
Silva, Mayara Becker Oliveira da
Búrigo, Elisabete Zardo
author_role author
author2 Silva, Mayara Becker Oliveira da
Búrigo, Elisabete Zardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Nícolas Giovani
Silva, Mayara Becker Oliveira da
Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos Escolares
Problemas Aritméticos
Ensino de Matemática
História da Educação
História da Educação Matemática
topic Cadernos Escolares
Problemas Aritméticos
Ensino de Matemática
História da Educação
História da Educação Matemática
description Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140/96
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464159715328