CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140 |
Resumo: | Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo. |
id |
SBHMAT_925d89e8de107ffa6d08eff40e8442c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/140 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950Cadernos EscolaresProblemas AritméticosEnsino de MatemáticaHistória da EducaçãoHistória da Educação MatemáticaEste artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140/96Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Nícolas GiovaniSilva, Mayara Becker Oliveira daBúrigo, Elisabete Zardo2021-03-30T19:13:54Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/140Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:13:54Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
title |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
spellingShingle |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 da Rosa, Nícolas Giovani Cadernos Escolares Problemas Aritméticos Ensino de Matemática História da Educação História da Educação Matemática |
title_short |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
title_full |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
title_fullStr |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
title_full_unstemmed |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
title_sort |
CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950 |
author |
da Rosa, Nícolas Giovani |
author_facet |
da Rosa, Nícolas Giovani Silva, Mayara Becker Oliveira da Búrigo, Elisabete Zardo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Mayara Becker Oliveira da Búrigo, Elisabete Zardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa, Nícolas Giovani Silva, Mayara Becker Oliveira da Búrigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos Escolares Problemas Aritméticos Ensino de Matemática História da Educação História da Educação Matemática |
topic |
Cadernos Escolares Problemas Aritméticos Ensino de Matemática História da Educação História da Educação Matemática |
description |
Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/140/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2017) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464159715328 |