RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145 |
Resumo: | Neste texto são destacadas considerações sobre os materiais de ensino prescritos na legislação sergipana e quais práticas pedagógicas foram passíveis de ocorrer a partir de seus usos para o ensino dos saberes elementares geométricos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931. Para se alcançar o propósito da investigação foram tomados como fontes cinco Programas de Ensino do estado de Sergipe, dois manuais de ensino e um caderno escolar, que puderam subsidiar propostas pedagógicas possivelmente adotadas por professores primários acerca do uso de materiais. Como fundamentação teórica, foram adotado autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Fonseca (2015) para informações sobre os saberes elementares geométricos em Sergipe; e Leme da Silva (2014), sobre os materiais de ensino indicados as construções geométricas. Com base na análise realizada, constatou-se prescrições ao uso da régua e esquadros no ensino dos saberes geométricos: linhas e ângulos, em que os materiais serviam como instrumentos utilizados ao traçado geométrico, isto é, a execução gráfica. |
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RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em SergipeRéguaEsquadrosMateriais de EnsinoSaberes GeométricosNeste texto são destacadas considerações sobre os materiais de ensino prescritos na legislação sergipana e quais práticas pedagógicas foram passíveis de ocorrer a partir de seus usos para o ensino dos saberes elementares geométricos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931. Para se alcançar o propósito da investigação foram tomados como fontes cinco Programas de Ensino do estado de Sergipe, dois manuais de ensino e um caderno escolar, que puderam subsidiar propostas pedagógicas possivelmente adotadas por professores primários acerca do uso de materiais. Como fundamentação teórica, foram adotado autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Fonseca (2015) para informações sobre os saberes elementares geométricos em Sergipe; e Leme da Silva (2014), sobre os materiais de ensino indicados as construções geométricas. Com base na análise realizada, constatou-se prescrições ao uso da régua e esquadros no ensino dos saberes geométricos: linhas e ângulos, em que os materiais serviam como instrumentos utilizados ao traçado geométrico, isto é, a execução gráfica.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145/137Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jéssica Cravo2021-03-29T16:42:21Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/145Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:42:21Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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