RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jéssica Cravo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145
Resumo: Neste texto são destacadas considerações sobre os materiais de ensino prescritos na legislação sergipana e quais práticas pedagógicas foram passíveis de ocorrer a partir de seus usos para o ensino dos saberes elementares geométricos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931. Para se alcançar o propósito da investigação foram tomados como fontes cinco Programas de Ensino do estado de Sergipe, dois manuais de ensino e um caderno escolar, que puderam subsidiar propostas pedagógicas possivelmente adotadas por professores primários acerca do uso de materiais. Como fundamentação teórica, foram adotado autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Fonseca (2015) para informações sobre os saberes elementares geométricos em Sergipe; e Leme da Silva (2014), sobre os materiais de ensino indicados as construções geométricas. Com base na análise realizada, constatou-se prescrições ao uso da régua e esquadros no ensino dos saberes geométricos: linhas e ângulos, em que os materiais serviam como instrumentos utilizados ao traçado geométrico, isto é, a execução gráfica.
id SBHMAT_9fdc0416911f1e6d71a3779f8e4a12d1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/145
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em SergipeRéguaEsquadrosMateriais de EnsinoSaberes GeométricosNeste texto são destacadas considerações sobre os materiais de ensino prescritos na legislação sergipana e quais práticas pedagógicas foram passíveis de ocorrer a partir de seus usos para o ensino dos saberes elementares geométricos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931. Para se alcançar o propósito da investigação foram tomados como fontes cinco Programas de Ensino do estado de Sergipe, dois manuais de ensino e um caderno escolar, que puderam subsidiar propostas pedagógicas possivelmente adotadas por professores primários acerca do uso de materiais. Como fundamentação teórica, foram adotado autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Fonseca (2015) para informações sobre os saberes elementares geométricos em Sergipe; e Leme da Silva (2014), sobre os materiais de ensino indicados as construções geométricas. Com base na análise realizada, constatou-se prescrições ao uso da régua e esquadros no ensino dos saberes geométricos: linhas e ângulos, em que os materiais serviam como instrumentos utilizados ao traçado geométrico, isto é, a execução gráfica.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145/137Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jéssica Cravo2021-03-29T16:42:21Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/145Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:42:21Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
title RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
spellingShingle RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
Santos, Jéssica Cravo
Régua
Esquadros
Materiais de Ensino
Saberes Geométricos
title_short RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
title_full RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
title_fullStr RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
title_full_unstemmed RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
title_sort RÉGUA E ESQUADROS: materiais no ensino dos saberes geométricos em Sergipe
author Santos, Jéssica Cravo
author_facet Santos, Jéssica Cravo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jéssica Cravo
dc.subject.por.fl_str_mv Régua
Esquadros
Materiais de Ensino
Saberes Geométricos
topic Régua
Esquadros
Materiais de Ensino
Saberes Geométricos
description Neste texto são destacadas considerações sobre os materiais de ensino prescritos na legislação sergipana e quais práticas pedagógicas foram passíveis de ocorrer a partir de seus usos para o ensino dos saberes elementares geométricos no curso primário sergipano, durante o período de 1911 a 1931. Para se alcançar o propósito da investigação foram tomados como fontes cinco Programas de Ensino do estado de Sergipe, dois manuais de ensino e um caderno escolar, que puderam subsidiar propostas pedagógicas possivelmente adotadas por professores primários acerca do uso de materiais. Como fundamentação teórica, foram adotado autores como Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método de ensino intuitivo ou lições de coisas; Fonseca (2015) para informações sobre os saberes elementares geométricos em Sergipe; e Leme da Silva (2014), sobre os materiais de ensino indicados as construções geométricas. Com base na análise realizada, constatou-se prescrições ao uso da régua e esquadros no ensino dos saberes geométricos: linhas e ângulos, em que os materiais serviam como instrumentos utilizados ao traçado geométrico, isto é, a execução gráfica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/145/137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464163909632