ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2838 |
Resumo: | Em estudos no âmbito da história da matemática, têm-se investigações a respeito de tratados que possuem um foco em conhecimentos matemáticos associados à utilização de algum instrumento matemático. Um desses tratados é o A Booke Named Tectonicon, publicado em 1556, por Leonard Digges (1520-1559), que apresenta, no decorrer de seus versos, três instrumentos matemáticos, dentre eles, destacamos a régua de carpinteiro (capernters ruler) e o esquadro de carpinteiro (carpenters squire). Este artigo tem o intuito de apresentar um estudo preliminar a respeito de Leonard Digges e uma descrição de seu tratado, destacando alguns aspectos contextuais da régua e do esquadro de carpinteiro, instrumentos abordados na obra. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo com o auxílio bibliográfico e documental, a partir do tratado original e em documentos secundários que já foram desenvolvidos sobre o autor e a obra. Com isso, foi possível observar que Tectonicon trouxe, desde a incorporação de instrumentos matemáticos, a geometria prática, uma nova forma de interpretar e de resolver problemas de ordem prática, utilizando o saber-fazer de agrimensores da época. Sendo assim, a inclusão de tais instrumentos foi de grande auxílio para os artesãos do século XVI, uma vez que algumas necessidades, principalmente, voltadas para a economia da Inglaterra, foram supridas com base na incorporação desses aparatos aos conceitos matemáticos e extramatemáticos já conhecidos pelos agrimensores para a resolução de demandas específicas. A partir disso, consideramos que os instrumentos: régua de carpinteiro e esquadro de carpinteiro, abordados em Tectonicon, possuem possíveis potencialidades didáticas na articulação entre a história e o ensino de matemática, principalmente, voltadas para a incorporação de instrumentos matemáticos no ensino de geometria. |
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ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGESRégua de carpinteiroEsquadro de carpinteiroInstrumentos de MediçãoA booke named tectoniconEm estudos no âmbito da história da matemática, têm-se investigações a respeito de tratados que possuem um foco em conhecimentos matemáticos associados à utilização de algum instrumento matemático. Um desses tratados é o A Booke Named Tectonicon, publicado em 1556, por Leonard Digges (1520-1559), que apresenta, no decorrer de seus versos, três instrumentos matemáticos, dentre eles, destacamos a régua de carpinteiro (capernters ruler) e o esquadro de carpinteiro (carpenters squire). Este artigo tem o intuito de apresentar um estudo preliminar a respeito de Leonard Digges e uma descrição de seu tratado, destacando alguns aspectos contextuais da régua e do esquadro de carpinteiro, instrumentos abordados na obra. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo com o auxílio bibliográfico e documental, a partir do tratado original e em documentos secundários que já foram desenvolvidos sobre o autor e a obra. Com isso, foi possível observar que Tectonicon trouxe, desde a incorporação de instrumentos matemáticos, a geometria prática, uma nova forma de interpretar e de resolver problemas de ordem prática, utilizando o saber-fazer de agrimensores da época. Sendo assim, a inclusão de tais instrumentos foi de grande auxílio para os artesãos do século XVI, uma vez que algumas necessidades, principalmente, voltadas para a economia da Inglaterra, foram supridas com base na incorporação desses aparatos aos conceitos matemáticos e extramatemáticos já conhecidos pelos agrimensores para a resolução de demandas específicas. A partir disso, consideramos que os instrumentos: régua de carpinteiro e esquadro de carpinteiro, abordados em Tectonicon, possuem possíveis potencialidades didáticas na articulação entre a história e o ensino de matemática, principalmente, voltadas para a incorporação de instrumentos matemáticos no ensino de geometria.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/283810.30938/bocehm.v7i20.2838Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 170-1802447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2838/3028Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, Sabrina de SousaFilho, Carlos Ferreira ArgemiroPereira, Ana Carolina Costa2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2838Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.140640Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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