O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Mariliza Simonete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Liceia Alves, da Costa, Reginaldo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384
Resumo: O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica.  Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática?  
id SBHMAT_a317b42965bfab9e838e92b81b189482
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/384
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIAMatemática. Ensino de frações. Saberes docentes.O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica.  Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática?  Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-192447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384/297Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPortela, Mariliza SimonetePires, Liceia Alvesda Costa, Reginaldo Rodrigues2021-09-24T14:26:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/384Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-09-24T14:26:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
title O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
spellingShingle O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
Portela, Mariliza Simonete
Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes.
title_short O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
title_full O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
title_fullStr O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
title_full_unstemmed O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
title_sort O ENSINO DE FRAÇÕES NA DÉCADA DE 1960 E OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÁRIA
author Portela, Mariliza Simonete
author_facet Portela, Mariliza Simonete
Pires, Liceia Alves
da Costa, Reginaldo Rodrigues
author_role author
author2 Pires, Liceia Alves
da Costa, Reginaldo Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Mariliza Simonete
Pires, Liceia Alves
da Costa, Reginaldo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes.
topic Matemática. Ensino de frações. Saberes docentes.
description O artigo aqui apresentado resulta do encontro de dois fatores, o vínculo com grupos de pesquisas que estudam a história da educação matemática e as discussões em cursos de formação de professores que ensinam matemática na educação básica.  Com o objetivo de estudar, do ponto de vista histórico, os saberes preconizados para o ensino de matemática, sobretudo para o ensino de frações, a pesquisa buscou respostas para a questão: que saberes docentes eram mobilizados para ensinar frações na década de 1960? Tendo como pano de fundo a presença do conteúdo frações, em níveis escolares diversos, fizemos a pesquisa em documentos oficiais norteadores de propostas de ensino de matemática da década de 1960 e em manuais pedagógicos dessa mesma década. A pesquisa de cunho histórico, utilizando os referenciais da história cultural não só nos possibilitou destacar os saberes docentes necessários para ensinar frações, como convergiu para outra questão de igual importância que inicia aqui e servirá como elemento propulsor para novas pesquisas: Em que, essa digressão histórica, poderá contribuir na formação de novos profissionais que ensinam matemática?  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/384/297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-19
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464706023424