GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Heloisa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237
Resumo: Neste texto apresentamos a linha de pesquisa “História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção”, em desenvolvimento no âmbito do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Explicitamos as principais problemáticas anunciadas nessa linha, considerando suas justificativas e os aspectos teórico-metodológicos que as têm amparado (FERREIRA, 2016; PORTELLI, 2009; GARNICA, 2017, 2006; MIGUEL e MIORIM, 2004) e alguns resultados e discussões delas resultantes. Partimos das discussões emergentes sobre lugar, identidade e filiação da História da Educação Matemática e suas implicações para a reflexão sobre a abordagem desse campo na formação de professores (de matemática); tratamos de aspectos da História do Tempo Presente no que se refere às culturas de matemática e educação (matemática), suas especificidades, desafios; por fim, discutimos o potencial da História da Educação Matemática na formação de professores, em especial, por meio da História Oral, a partir dos nossos estudos nessa linha, apontando algumas contribuições e desafios de se trabalhar a História Oral como abordagem pedagógica em espaços voltados à formação de professores de matemática.
id SBHMAT_abdac425389b70869d3b4ee7a7c8988e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/237
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professoresGHOEMHistória OralFormação de professoresIntervençãoNeste texto apresentamos a linha de pesquisa “História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção”, em desenvolvimento no âmbito do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Explicitamos as principais problemáticas anunciadas nessa linha, considerando suas justificativas e os aspectos teórico-metodológicos que as têm amparado (FERREIRA, 2016; PORTELLI, 2009; GARNICA, 2017, 2006; MIGUEL e MIORIM, 2004) e alguns resultados e discussões delas resultantes. Partimos das discussões emergentes sobre lugar, identidade e filiação da História da Educação Matemática e suas implicações para a reflexão sobre a abordagem desse campo na formação de professores (de matemática); tratamos de aspectos da História do Tempo Presente no que se refere às culturas de matemática e educação (matemática), suas especificidades, desafios; por fim, discutimos o potencial da História da Educação Matemática na formação de professores, em especial, por meio da História Oral, a partir dos nossos estudos nessa linha, apontando algumas contribuições e desafios de se trabalhar a História Oral como abordagem pedagógica em espaços voltados à formação de professores de matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237/182Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Heloisa2021-03-24T17:51:29Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/237Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:51:29Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
title GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
spellingShingle GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
Silva, Heloisa
GHOEM
História Oral
Formação de professores
Intervenção
title_short GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
title_full GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
title_fullStr GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
title_full_unstemmed GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
title_sort GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores
author Silva, Heloisa
author_facet Silva, Heloisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv GHOEM
História Oral
Formação de professores
Intervenção
topic GHOEM
História Oral
Formação de professores
Intervenção
description Neste texto apresentamos a linha de pesquisa “História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção”, em desenvolvimento no âmbito do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Explicitamos as principais problemáticas anunciadas nessa linha, considerando suas justificativas e os aspectos teórico-metodológicos que as têm amparado (FERREIRA, 2016; PORTELLI, 2009; GARNICA, 2017, 2006; MIGUEL e MIORIM, 2004) e alguns resultados e discussões delas resultantes. Partimos das discussões emergentes sobre lugar, identidade e filiação da História da Educação Matemática e suas implicações para a reflexão sobre a abordagem desse campo na formação de professores (de matemática); tratamos de aspectos da História do Tempo Presente no que se refere às culturas de matemática e educação (matemática), suas especificidades, desafios; por fim, discutimos o potencial da História da Educação Matemática na formação de professores, em especial, por meio da História Oral, a partir dos nossos estudos nessa linha, apontando algumas contribuições e desafios de se trabalhar a História Oral como abordagem pedagógica em espaços voltados à formação de professores de matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/237/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464258281472