UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andreia Fernandes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348
Resumo: Aqui apresentamos como resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento as apropriações de alguns autores de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas sobre o livro Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño do pedagogo argentino Victor Mercante, publicado no início do século XX. O autor do livro apresentava observações a respeito do ensino de aritmética, análises de planos de aula do Ensino Normal e as diferenças entre exercícios e problemas. Objetivou-se analisar que apropriações os autores dos artigos publicados em revistas pedagógicas fizeram dessa obra argentina e que discursos disseminaram sobre saberes para ensinar problemas aritméticos. Observamos que os cinco passos para ensinar problemas sistematizados na obra de Victor Mercante foram utilizados como embasamento científico na construção e disseminação dos saberes profissionais para ensinar problemas.
id SBHMAT_b539a62bca6f9ab4d397cd3ecbbafb06
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/348
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)ApropriaçãoSaberes Profissionais.Problemas aritméticosVictor MercanteAqui apresentamos como resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento as apropriações de alguns autores de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas sobre o livro Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño do pedagogo argentino Victor Mercante, publicado no início do século XX. O autor do livro apresentava observações a respeito do ensino de aritmética, análises de planos de aula do Ensino Normal e as diferenças entre exercícios e problemas. Objetivou-se analisar que apropriações os autores dos artigos publicados em revistas pedagógicas fizeram dessa obra argentina e que discursos disseminaram sobre saberes para ensinar problemas aritméticos. Observamos que os cinco passos para ensinar problemas sistematizados na obra de Victor Mercante foram utilizados como embasamento científico na construção e disseminação dos saberes profissionais para ensinar problemas.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/278http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/373http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/374http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/375http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/376Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Andreia Fernandes de2021-11-05T23:50:14Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/348Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-11-05T23:50:14Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
title UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
spellingShingle UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
Souza, Andreia Fernandes de
Apropriação
Saberes Profissionais.
Problemas aritméticos
Victor Mercante
title_short UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
title_full UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
title_fullStr UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
title_full_unstemmed UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
title_sort UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)
author Souza, Andreia Fernandes de
author_facet Souza, Andreia Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andreia Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação
Saberes Profissionais.
Problemas aritméticos
Victor Mercante
topic Apropriação
Saberes Profissionais.
Problemas aritméticos
Victor Mercante
description Aqui apresentamos como resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento as apropriações de alguns autores de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas sobre o livro Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño do pedagogo argentino Victor Mercante, publicado no início do século XX. O autor do livro apresentava observações a respeito do ensino de aritmética, análises de planos de aula do Ensino Normal e as diferenças entre exercícios e problemas. Objetivou-se analisar que apropriações os autores dos artigos publicados em revistas pedagógicas fizeram dessa obra argentina e que discursos disseminaram sobre saberes para ensinar problemas aritméticos. Observamos que os cinco passos para ensinar problemas sistematizados na obra de Victor Mercante foram utilizados como embasamento científico na construção e disseminação dos saberes profissionais para ensinar problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/278
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/373
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/374
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/375
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348/376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464676663296