Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3057 |
id |
UFSC_0d95de44c728f1738ea346697f989931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234375 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologiasWhat are problems? A historical analysis of changes in definitions, purposes and typologies¿Qué son los problemas? Un análisis histórico de los cambios en las definiciones, propósitos y tipologíasDocumentos EscolaresSaberes ProfissionaisProblemas AritméticosEste artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3057Neste texto,a partir da análise de diferentes documentos escolares, tais como livros/manuais, artigos de revistas pedagógicas e programas de ensino, bem como pesquisas já realizadas no âmbito da História da educação matemática (BERTINI, 2018; MACIEL,2019; OLIVEIRA,2017; PAVARIN, 2020; SOUZA,2017), discutem-se as transformações ocorridas em relação à definição(o que seriam os problemas e a diferença entre eles e exercícios), finalidades(para que serviriam os problemas) e tipologias(criação de diversos tipos) dos problemas. Utilizaram-se os conceitos de cultura escolar (JULIA,2001), disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) e saber profissional (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) de modo a analisar essas fontes e caracterizar as diferenças acerca dos problemas aritméticos. Observou-se que as modificações ocorridas nos problemas são frutos de discursos que disseminaram inovações pedagógicas e que circularam em determinado tempo. Essas transformações parecem ser decorrentes das tensões entre os diferentes campos disciplinares tais como matemática, ciências da educação e psicologia e que foram apropriadas pela matemática escolar.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-12T17:29:30Z2022-05-12T17:29:30Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, Luciane Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes. Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375v.12;1-19Bertini, Luciane de FatimaSouza, Andréia Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-15T12:42:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234375Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-15T12:42:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias What are problems? A historical analysis of changes in definitions, purposes and typologies ¿Qué son los problemas? Un análisis histórico de los cambios en las definiciones, propósitos y tipologías |
title |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias |
spellingShingle |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias Bertini, Luciane de Fatima Documentos Escolares Saberes Profissionais Problemas Aritméticos |
title_short |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias |
title_full |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias |
title_fullStr |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias |
title_full_unstemmed |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias |
title_sort |
Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições,finalidadese tipologias |
author |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_facet |
Bertini, Luciane de Fatima Souza, Andréia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Andréia Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima Souza, Andréia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentos Escolares Saberes Profissionais Problemas Aritméticos |
topic |
Documentos Escolares Saberes Profissionais Problemas Aritméticos |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3057 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25 2022-05-12T17:29:30Z 2022-05-12T17:29:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTINI, Luciane Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes. Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021. 2179-426X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375 |
identifier_str_mv |
BERTINI, Luciane Fatima; SOUZA, Andreia Fernandes. Mas afinal o que são problemas? Uma análise histórica sobre mudanças em definições, finalidades e tipologias. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-19, 2021. 2179-426X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v.12;1-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396078825472 |