O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rheinheimer, Juliana Mercedes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hass da Silva, Eduardo Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501
Resumo: A investigação tem como objetivo analisar algumas atividades propostas no periódico O Estudo, e discutir como algumas ideias escolanovistas permearam as edições do periódico produzido pelo Grêmio Estudantil da Escola Normal de Porto Alegre/RS. Por se tratar de uma pesquisa que está inserida no campo da História da Educação Matemática, foram priorizadas atividades que envolvessem matemática. Os artigos publicados no periódico abordam estratégias, com pedagogias inovadoras, a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante destas atividades, foram feitas discussões sobre teorias escolanovistas de diferentes vertentes identificadas. Foram localizados artigos que trabalham com pedagogia de projetos através de museus escolas e correspondências interescolares. Contudo, é possível verificar diversos preceitos escolanovistas nos artigos do periódico.
id SBHMAT_c9aa7c587af3890f0f81d0b9a9a1d473
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/501
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920Escola NormalFormação de ProfessoresEscola NovaEnsino de MatemáticaA investigação tem como objetivo analisar algumas atividades propostas no periódico O Estudo, e discutir como algumas ideias escolanovistas permearam as edições do periódico produzido pelo Grêmio Estudantil da Escola Normal de Porto Alegre/RS. Por se tratar de uma pesquisa que está inserida no campo da História da Educação Matemática, foram priorizadas atividades que envolvessem matemática. Os artigos publicados no periódico abordam estratégias, com pedagogias inovadoras, a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante destas atividades, foram feitas discussões sobre teorias escolanovistas de diferentes vertentes identificadas. Foram localizados artigos que trabalham com pedagogia de projetos através de museus escolas e correspondências interescolares. Contudo, é possível verificar diversos preceitos escolanovistas nos artigos do periódico.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-242447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501/419Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRheinheimer, Juliana MercedesHass da Silva, Eduardo Cristiano2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/501Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
title O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
spellingShingle O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
Rheinheimer, Juliana Mercedes
Escola Normal
Formação de Professores
Escola Nova
Ensino de Matemática
title_short O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
title_full O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
title_fullStr O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
title_full_unstemmed O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
title_sort O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
author Rheinheimer, Juliana Mercedes
author_facet Rheinheimer, Juliana Mercedes
Hass da Silva, Eduardo Cristiano
author_role author
author2 Hass da Silva, Eduardo Cristiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rheinheimer, Juliana Mercedes
Hass da Silva, Eduardo Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Normal
Formação de Professores
Escola Nova
Ensino de Matemática
topic Escola Normal
Formação de Professores
Escola Nova
Ensino de Matemática
description A investigação tem como objetivo analisar algumas atividades propostas no periódico O Estudo, e discutir como algumas ideias escolanovistas permearam as edições do periódico produzido pelo Grêmio Estudantil da Escola Normal de Porto Alegre/RS. Por se tratar de uma pesquisa que está inserida no campo da História da Educação Matemática, foram priorizadas atividades que envolvessem matemática. Os artigos publicados no periódico abordam estratégias, com pedagogias inovadoras, a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante destas atividades, foram feitas discussões sobre teorias escolanovistas de diferentes vertentes identificadas. Foram localizados artigos que trabalham com pedagogia de projetos através de museus escolas e correspondências interescolares. Contudo, é possível verificar diversos preceitos escolanovistas nos artigos do periódico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501/419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-24
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1816702034217271296