O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rheinheimer, Juliana Mercedes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hass da Silva, Eduardo Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/501
Resumo: A investigação tem como objetivo analisar algumas atividades propostas no periódico O Estudo, e discutir como algumas ideias escolanovistas permearam as edições do periódico produzido pelo Grêmio Estudantil da Escola Normal de Porto Alegre/RS. Por se tratar de uma pesquisa que está inserida no campo da História da Educação Matemática, foram priorizadas atividades que envolvessem matemática. Os artigos publicados no periódico abordam estratégias, com pedagogias inovadoras, a serem desenvolvidas em sala de aula. Diante destas atividades, foram feitas discussões sobre teorias escolanovistas de diferentes vertentes identificadas. Foram localizados artigos que trabalham com pedagogia de projetos através de museus escolas e correspondências interescolares. Contudo, é possível verificar diversos preceitos escolanovistas nos artigos do periódico.
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