Ensinar e aprender Matemática, ressonâncias da Escola Nova : um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1955)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rheinheimer, Juliana Mercedes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179446
Resumo: A pesquisa tem o propósito de investigar o processo de formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha no período de 1940 a 1955 trazendo como problemática norteadora “como se desenvolveu a formação de professores que ensinavam e aprendiam matemática no Instituto de Educação General Flores da Cunha de 1940 a 1955?”. Considerando que o movimento Escola Nova ganhou força no Brasil nas primeiras décadas do século XX, temos também por propósito verificar se este movimento se fez presente nas práticas docentes do Instituto de Educação e de que modo. Trata-se de uma pesquisa inserida no campo de investigação da História da Educação Matemática e dialogamos com autores da História Cultural, em especial Carlos Guinsburg, Peter Burke e Jaques Le Goff, além de autores da História da Educação Brasileira, com destaque para as produções já existentes e que tomaram por objeto de estudo a instituição em questão. No diálogo com os documentos escritos, fotografias e os depoimentos de quatro ex-alunas, construímos uma narrativa histórica que expressa um olhar, enquanto pesquisadora, sobre um passado não vivido mas passível de ser interpretado Os documentos escritos e fotografias foram localizados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha e em outros arquivos de Porto Alegre. Evidenciamos com a pesquisa que o movimento escolanovista se fez presente na instituição e deixou marcas, tanto na arquitetura e espaços escolares, como nas práticas formativas dos professores que atuavam no Curso Normal e das estudantes que o cursaram. Temos indícios de que os princípios escolanovistas materializavam-se nos planos de aula, nos textos elaborados pelas estudantes e professoras nos periódicos e trabalhos escolares, nos materiais didáticos produzidos, nos manuais didáticos estudados e na disciplina de Metodologia da Matemática ministrada pela professora Odila Barros Xavier. Destacamos a criação do Laboratório de Matemática, na década de 1950, como uma das ações da professora Odila Barros Xavier, enquanto espaço de formação, os estudos realizados neste espaço fortaleceram as ideias renovadoras e modernizadoras que foram sendo incorporadas aos discursos da e sobre a instituição.
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Trata-se de uma pesquisa inserida no campo de investigação da História da Educação Matemática e dialogamos com autores da História Cultural, em especial Carlos Guinsburg, Peter Burke e Jaques Le Goff, além de autores da História da Educação Brasileira, com destaque para as produções já existentes e que tomaram por objeto de estudo a instituição em questão. No diálogo com os documentos escritos, fotografias e os depoimentos de quatro ex-alunas, construímos uma narrativa histórica que expressa um olhar, enquanto pesquisadora, sobre um passado não vivido mas passível de ser interpretado Os documentos escritos e fotografias foram localizados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha e em outros arquivos de Porto Alegre. Evidenciamos com a pesquisa que o movimento escolanovista se fez presente na instituição e deixou marcas, tanto na arquitetura e espaços escolares, como nas práticas formativas dos professores que atuavam no Curso Normal e das estudantes que o cursaram. Temos indícios de que os princípios escolanovistas materializavam-se nos planos de aula, nos textos elaborados pelas estudantes e professoras nos periódicos e trabalhos escolares, nos materiais didáticos produzidos, nos manuais didáticos estudados e na disciplina de Metodologia da Matemática ministrada pela professora Odila Barros Xavier. Destacamos a criação do Laboratório de Matemática, na década de 1950, como uma das ações da professora Odila Barros Xavier, enquanto espaço de formação, os estudos realizados neste espaço fortaleceram as ideias renovadoras e modernizadoras que foram sendo incorporadas aos discursos da e sobre a instituição.The research presented in this text summarizes the research project entitled Teacher Training and Mathematics Teaching Institute of General Education Flores da Cunha from 1940 to 1955. As object of study we took the first normal school in Rio Grande do Sul. From an approach we sought to understand the ways of teaching and learning mathematical knowledge in the institution between 1940 and 1955. We infer from the first analyzes carried out in the localized documents and by the speeches of former students and teachers that the Escolanovista, movement guided the formation of the student teachers, in the established period. The movement left marks in the institution, materializing in the actions of teachers and students who learned and taught mathematics, in the didactic material and texts produced that are stored in the collection of the mathematics laboratory of the institution. We investigated newspapers and magazines that contributed data and news that were directly linked to the Institution's school routine. From the intersection of written and photographic documents, we construct a historical narrative that expresses, in a certain way, a look at the past that has not been lived but can be interpreted.application/pdfporEscola normalEducação MatemáticaFormação de professores : MatemáticaHistória da educaçãoNormal schoolHistory of mathematics educationTeacher training in mathematicsMathematical educationEnsinar e aprender Matemática, ressonâncias da Escola Nova : um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha (1940-1955)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067555.pdf001067555.pdfTexto completoapplication/pdf57646792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179446/1/001067555.pdf9a289b52046f3a222c82a65b03f4e281MD51TEXT001067555.pdf.txt001067555.pdf.txtExtracted Texttext/plain417385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179446/2/001067555.pdf.txt0c4b57dc4b7832ead375ffb1cd74fa49MD5210183/1794462018-06-17 02:26:41.753078oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-17T05:26:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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