ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Aline da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Marlucia Jesus dos, Pereira, Taniele de Sousa, Sant'Ana, Irani Parolin, Sant'Ana, Claudinei Camargo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449
Resumo: Este artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia.
id SBHMAT_c9f7ce5edc80b76a5e8e750ac569efde
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/449
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições EscolaresGrupo EscolarPesquisa HistóricaMemóriasEnsinoMatemáticaEste artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449/409Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Aline da Silva Santos, Marlucia Jesus dos Pereira, Taniele de SousaSant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei Camargo de2023-12-13T13:03:59Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/449Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:03:59Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
title ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
spellingShingle ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
Brito, Aline da Silva
Grupo Escolar
Pesquisa Histórica
Memórias
Ensino
Matemática
title_short ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
title_full ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
title_fullStr ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
title_full_unstemmed ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
title_sort ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
author Brito, Aline da Silva
author_facet Brito, Aline da Silva
Santos, Marlucia Jesus dos
Pereira, Taniele de Sousa
Sant'Ana, Irani Parolin
Sant'Ana, Claudinei Camargo de
author_role author
author2 Santos, Marlucia Jesus dos
Pereira, Taniele de Sousa
Sant'Ana, Irani Parolin
Sant'Ana, Claudinei Camargo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Aline da Silva
Santos, Marlucia Jesus dos
Pereira, Taniele de Sousa
Sant'Ana, Irani Parolin
Sant'Ana, Claudinei Camargo de
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Escolar
Pesquisa Histórica
Memórias
Ensino
Matemática
topic Grupo Escolar
Pesquisa Histórica
Memórias
Ensino
Matemática
description Este artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449/409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-15
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463371186176