ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449 |
Resumo: | Este artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia. |
id |
SBHMAT_c9f7ce5edc80b76a5e8e750ac569efde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/449 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições EscolaresGrupo EscolarPesquisa HistóricaMemóriasEnsinoMatemáticaEste artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449/409Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Aline da Silva Santos, Marlucia Jesus dos Pereira, Taniele de SousaSant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei Camargo de2023-12-13T13:03:59Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/449Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:03:59Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
title |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
spellingShingle |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares Brito, Aline da Silva Grupo Escolar Pesquisa Histórica Memórias Ensino Matemática |
title_short |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
title_full |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
title_fullStr |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
title_full_unstemmed |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
title_sort |
ENSINO PRIMÁRIO NO INTERIOR DA BAHIA: recordando memórias de aulas de matemática em três Instituições Escolares |
author |
Brito, Aline da Silva |
author_facet |
Brito, Aline da Silva Santos, Marlucia Jesus dos Pereira, Taniele de Sousa Sant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei Camargo de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marlucia Jesus dos Pereira, Taniele de Sousa Sant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei Camargo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Aline da Silva Santos, Marlucia Jesus dos Pereira, Taniele de Sousa Sant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei Camargo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Escolar Pesquisa Histórica Memórias Ensino Matemática |
topic |
Grupo Escolar Pesquisa Histórica Memórias Ensino Matemática |
description |
Este artigo é resultado de três pesquisas históricas realizadas em instituições escolares da Bahia. Apresentamos algumas transcrições de entrevistas semiestruturadas as quais têm como intuito identificar práticas de ensino da matemática em diferentes recortes de tempo. A primeira pesquisa, em fase de desenvolvimento, está sendo feita com o Grupo Escolar Conselheiro Zacarias de Góes entre os anos de 1940 e 1990, na cidade de Valença/BA. A segunda pesquisa em fase final foi realizada com o Grupo Escolar Instituto São Tarcísio entre os anos de 1954 e 2009, no município de Vitória da Conquista/BA. A terceira pesquisa também em fase final foi feita com o Grupo Escolar Adélia da Matta entre os anos de 1960 e 1990, na cidade de Ipiaú/BA. Os três Grupos Escolares já foram extintos, no período correspondente aos anos finais no recorte temporal de cada pesquisa. O Grupo de Estudos em Educação Matemática/GEEM possui um projeto guarda-chuva intitulado “O Ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: a caracterização de um percurso” no qual essas e outras pesquisas buscam colaborar em seu principal objetivo de mapear por vários municípios da Bahia, práticas com o ensino da matemática. As memórias das aulas de matemática que constituem a produção desse trabalho em diferentes períodos, contribuem para a educação matemática, na perspectiva histórica, que vem sendo construída no decorrer dos últimos anos no estado da Bahia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/449/409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-15 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463371186176 |