AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna. |
id |
SBHMAT_ca453d27774b69bfab532ca71b7f5bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/587 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do SulHistória da Educação MatemáticaMato GrossoSaberesEste trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-142447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587/496Dias, Laura SilvaSantos, Edilene Simões costa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/587Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
title |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul Dias, Laura Silva História da Educação Matemática Mato Grosso Saberes |
title_short |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
title_full |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
title_sort |
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO “PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo” no Mato Grosso do Sul |
author |
Dias, Laura Silva |
author_facet |
Dias, Laura Silva Santos, Edilene Simões costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edilene Simões costa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Laura Silva Santos, Edilene Simões costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Mato Grosso Saberes |
topic |
História da Educação Matemática Mato Grosso Saberes |
description |
Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-14 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463744479232 |