MATEMÁTICA: uma escolha anunciada de estudos e vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/226 |
Resumo: | Este artigo condensa parte da história de vida de uma das mulheres matemáticas que grande importância teve para a educação brasileira, a professora Lydia Condé Lamparelli. Em metáfora, o texto remete mais a um filme que a um retrato, pois nele se pode ver Lydia menina retornando de bonde aberto da escola primária com seu pai, falando sobre matemática, sobre “o quadrado de uma soma, o quadrado de uma diferença”... Já mulher, em 1955, forma-se professora de Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e inicia sua atividade docente no Curso Colegial do Instituto Estadual de Educação Alexandre Gusmão (1960) ficando nessa instituição por 2 anos. Aprovada em concurso público para a Secretaria Estadual de Educação por duas vezes, Lydia não chegou a assumir, pois deu início à sua promissora carreia como gestora e autora de materiais didáticos para professores e alunos em órgãos públicos de ensino, tais como IBECC-UNESCO. É nessa instituição que Lydia tem seus primeiros acessos a renovações pedagógicas internacionais, tais como os livros de Matemática do S.M.S.G., os quais ela afirma terem lhe possibilitado acesso a uma nova Matemática; que atua como avaliadora de propostas curriculares; assessora da área de Matemática junto a Orientadores Pedagógicos da Rede de Ensino Público do estado de São Paulo; autora de livro didático que se propôs ser uma verdadeira inovação pedagógica, parceria com outros especialistas por ela convidados; elaboração do Guia Curricular de Matemática (1972/1975), juntamente com Ana Franchi e Almerindo Marques Bastos, incorporando ideias da teoria behaviorista, bem como da Epistemologia Genética de Jean Piaget com respeito à aprendizagem. No IMEP Lydia atuou como professora e professora formadora, autora de novos livros didáticos em parceria com Maria M. Mansutti, os quais revelaram um conhecimento amplo sobre materiais de ensino divulgados em esfera internacional, como Material Cuisinaire, Material Dourado Montessori, Blocos Lógicos de Dienes etc. Um estágio de estudos no INRDP na França por um período de 2 anos, possibilitou a Lydia vasto conhecimento e experiência com respeito ao Ensino da Escola Elementar daquele país reverberando em novas produções para o ensino de matemática de primeiro grau em sua volta ao Brasil nas atuações profissionais que teve em diferentes órgãos públicos, como a ATPCE, CENP, entre outros. Dessas produções, cite-se as “Atividades Matemáticas 1 e 2” e a realização do Projeto Pesquisa – Avaliação, que envolveu o maior número de alunos e professores já contabilizados até aquele momento, com o objetivo de “saber qual era o real desempenho dos alunos dessas duas séries e quais processos de ensino-aprendizagem eram praticados pelos professores dessas séries” (p. 21) almejando, com isso, tomada de decisões na “elaboração de um material que oferecesse aos professores subsídios metodológicos com atividades compatíveis com uma prática escolar mais eficiente” (p. 21). Tais materiais foram produzidos por Lydia em parceria de uma grande equipe de especialistas nos mesmos moldes dos estágios vividos por ela na França, com o objetivo de que “o aluno em vez de assistir apenas uma aula de caráter expositivo, fosse capaz de fazer previsões, experimentações, argumentações e tirar conclusões ao enfrentar situações-problemas, tornando-se, portanto, um agente da construção do seu conhecimento” (p. 22). A expertisede Lydia Condé Lamparelli, esboçada nas 27 páginas deste artigo, revela processos de constituição e de especialização de uma expertem educação tendo em conta os saberes por ela produzidos na formação de professores e no ensino. Um convite à leitura... |
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