ALDA LODI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: quando o internacional é nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Cristina S. M
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287
Resumo: Este artigo relaciona a experiência de Alda Lodi no Teachers College, Columbia University, em Nova Iorque entre 1927 e 1929 com sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, em Minas Gerais (1929-1946). A experiência de Lodi é utilizada como um recurso para pensar o que autores como Valente (2017) e Matasci (2016) se referem quando falam de internacionalização da educação. Para isso, analisamos questões sobre o ensino de matemática que foram discutidas por Lodi nos Estados Unidos a partir do seu caderno de anotações de aulas do último semestre em que esteve no Teachers College e das anotações que fez em um dos livros de Upton (s.d.) que se encontram em sua biblioteca pessoal. Em seguida, examinamos dois documentos produzidos por Iris Resende (1930) e Imene Guimarães (1930), encontrados em seu arquivo pessoal. Neste sentido, pretendemos demonstrar como tanto sua formação em Columbia quanto sua atuação como professora em Belo Horizonte são parte da dinâmica de circulação internacional das ideias sobre ensino de matemática, ressaltando como sua experiência e os documentos presentes em seu arquivo pessoal sinalizam conexões entre o local e o internacional.   ALDA LODI AND TEACHING MATHEMATICS: when the international is national ABSTRACT This article relates Alda Lodi's experience at Teachers College, Columbia University, New York (from 1927 to 1929) to her time as a teacher at the Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (Belo Horizonte Teachers Training College) (from 1929 to 1946). Lodi's experience is used as a resource for thinking about what authors such as Valente (2017) and Matasci (2016) refer to when they talk about internationalization of education. Thus, we looked at questions about mathematics education that were discussed by Lodi in the United States and later, at the Escola de Aperfeiçoamento. To that end, we examine her class notes from her last semester at Teachers College, her notes in one of Upton's (n.d.) books that are in her personal library and two documents produced by Iris Resende (1930) and Imene Guimarães (1930) found in Lodi’s personal archive. In this sense, we intend to demonstrate how both her training in Columbia and her role as a teacher in Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil) are part of a historical process that foster an international circulation of ideas on mathematics teaching. Finally, we want to emphasize how her experience and the documents in her personal archive can inform us about the connections between the local and the international.  
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