Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030 |
Resumo: | Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269 |
id |
UFSC_fcabb32083596328e415d995df695128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/217030 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda LodiAlda LodiInternacionalizaçãoHistória da educação matemáticaDisponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269Este artigo analisa as anotações de Alda Lodi (1929) relacionadas ao ensino de problemas matemáticos durante sua temporada no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Nosso objetivo aqui é duplo. Por um lado, o conteúdo de suas anotações feitas em Nova Iorque e sua atuação profissional em Belo Horizonte nos ajudam a refletir sobre o processo de internacionalização do debate educacional (Matasci, 2015, 2016; Valente, 2017) no Brasil. A conexão entre seus registros como aluna e suas aulas como professora formadora são indícios das articulações entre o local e o internacional, que são parte constitutiva desse processo. Por outro lado, o exame do debate sobre o ensino de problemas matemáticos que vemos no caderno de Lodi sinaliza como os saberes da matemática escolar dialogaram com os saberes da psicologia da aprendizagem a partir de questões como a do raciocínio e da inteligência. O exame desses dois aspectos procura explorar alguns dos elementos que contribuem para a compreensão das dinâmicas de profissionalização, constituição e circulação dos saberes da matemática escolar, a partir da trajetória de Alda Lodi.Revista de Matemática, Ensino e Cultura2020-10-31T14:03:44Z2020-10-31T14:03:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020.1980-3141https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030Rocha, Ana Cristina Santos MatosValente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-31T14:03:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217030Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-31T14:03:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
title |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
spellingShingle |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi Rocha, Ana Cristina Santos Matos Alda Lodi Internacionalização História da educação matemática |
title_short |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
title_full |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
title_fullStr |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
title_full_unstemmed |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
title_sort |
Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi |
author |
Rocha, Ana Cristina Santos Matos |
author_facet |
Rocha, Ana Cristina Santos Matos Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Wagner Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Cristina Santos Matos Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alda Lodi Internacionalização História da educação matemática |
topic |
Alda Lodi Internacionalização História da educação matemática |
description |
Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-31T14:03:44Z 2020-10-31T14:03:44Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020. 1980-3141 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030 |
identifier_str_mv |
ROCHA, A. C. S. M.; VALENTE, W. R.. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC, v. 15, p. 173-194, 2020. 1980-3141 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652078956937216 |